“Anatomia de Uma Queda”, da francesa Justine Triet, filme vencedor da Palma de Ouro da 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, estreia nas salas de cinema portuguesas a 1 de fevereiro, com distribuição da NOS Audiovisuais.
O drama criminal, co-escrito por Triet e Arthur Harari e protagonizado por Sandra Huller, Milo Machado-Graner e Swann Arlaud, conta a história da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller), que vive isolada nas montanhas com o marido Samuel (Samuel Theis), um músico e professor universitário, e o filho invisual de 11 anos, Daniel. Um dia, o seu marido é encontrado morto e Sandra passa a ser a viúva acusada, levada a julgamento. O filme disseca ao pormenor a relação do casal, a sua vida privada é levada a público no tribunal e na imprensa, tentando perceber se Sandra está inocente ou não.
A realizadora Justine Triet tornou-se a terceira mulher a vencer a Palma de Ouro em Cannes com esta obra aplaudida pela crítica, tendo também sido o primeiro filme na história dos Globos de Ouro a vencer nas categorias de Melhor Argumento e de Melhor Filme Internacional. O filme francês venceu ainda cinco prémios da Academia de Cinema Europeu, Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz, Melhor Argumento e Melhor Edição.
O filme de Justine Triet poderá receber algumas nomeações aos Óscares 2024, no entanto, não será nomeado para a categoria de Melhor Filme Internacional, pois o filme escolhido para representar a França foi o romance “O Sabor da Vida”, de Trần Anh Hùng. Este último, que também esteve na competição oficial do Festival de Cannes 2023, irá estrear nos cinemas nacionais a 1 de maio.