O filme vencedor da Palma de Ouro, “Anatomia de Uma Queda”, da francesa Justine Triet, estreia em fevereiro nos cinemas portugueses

"Anatomia de Uma Queda", da francesa Justine Triet "Anatomia de Uma Queda", da francesa Justine Triet
"Anatomia de Uma Queda" (2023), de Justine Triet

“Anatomia de Uma Queda”, da francesa Justine Triet, filme vencedor da Palma de Ouro da 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, estreia nas salas de cinema portuguesas a 1 de fevereiro, com distribuição da NOS Audiovisuais.

O drama criminal, co-escrito por Triet e Arthur Harari e protagonizado por Sandra Huller, Milo Machado-GranerSwann Arlaud, conta a história da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller), que vive isolada nas montanhas com o marido Samuel (Samuel Theis), um músico e professor universitário, e o filho invisual de 11 anos, Daniel. Um dia, o seu marido é encontrado morto e Sandra passa a ser a viúva acusada, levada a julgamento. O filme disseca ao pormenor a relação do casal, a sua vida privada é levada a público no tribunal e na imprensa, tentando perceber se Sandra está inocente ou não.

A realizadora Justine Triet tornou-se a terceira mulher a vencer a Palma de Ouro em Cannes com esta obra aplaudida pela crítica, tendo também sido o primeiro filme na história dos Globos de Ouro a vencer nas categorias de Melhor Argumento e de Melhor Filme Internacional. O filme francês venceu ainda cinco prémios da Academia de Cinema Europeu, Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz, Melhor Argumento e Melhor Edição.

banner slider 2024 header 2 1

O filme de Justine Triet poderá receber algumas nomeações aos Óscares 2024, no entanto, não será nomeado para a categoria de Melhor Filme Internacional, pois o filme escolhido para representar a França foi o romance “O Sabor da Vida”, de Trần Anh Hùng. Este último, que também esteve na competição oficial do Festival de Cannes 2023, irá estrear nos cinemas nacionais a 1 de maio.

Skip to content