O-Nosso-Consul-em-Havana-2019-1

“O Nosso Cônsul em Havana” estreia esta semana nas salas de cinema nacionais

“O Nosso Cônsul em Havana”, uma ficção livremente inspirada no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal nas Antilhas espanholas, estreia esta quinta-feira, 19 de novembro, em 14 salas de cinema nacionais.

O filme realizado por Francisco Manso e com Elmano Sancho no papel de Eça de Queiroz acompanha o lado menos conhecido do escritor: o de defensor dos Direitos Humanos enquanto Cônsul Português em Cuba. Mafalda Banquart, Rodrigo Santos, Jorge Pinto, Luísa Cruz, Pedro Frias, António Capelo, João Lagarto, Joaquim Nicolau e Joana Carvalho integram também o elenco.

O filme conta com Elmano Sancho no papel de protagonista e ajuda a desvendar uma faceta menos conhecida de um dos maiores nomes da nossa literatura: a de defensor dos Direitos Humanos e exímio diplomata.

Numa mistura de acção, drama, romance e até um toque de comédia, o filme acompanha a chegada de Eça a Havana e o desfilar de personagens com quem convive, desde as mais altas eminências políticas a fazendeiros e grandes proprietários, às mulheres por quem se apaixonou e aos inimigos que fez no Casino de Havana e noutros palcos de jogo e de decisões geopolíticas.

“O Nosso Cônsul em Havana” foi exibido em formato de série televisiva na RTP1 entre 7 de junho a 20 de setembro de 2019.