“O Nosso Cônsul em Havana” estreia esta semana nas salas de cinema nacionais

O-Nosso-Consul-em-Havana-2019-1

“O Nosso Cônsul em Havana”, uma ficção livremente inspirada no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal nas Antilhas espanholas, estreia esta quinta-feira, 19 de novembro, em 14 salas de cinema nacionais.

O filme realizado por Francisco Manso e com Elmano Sancho no papel de Eça de Queiroz acompanha o lado menos conhecido do escritor: o de defensor dos Direitos Humanos enquanto Cônsul Português em Cuba. Mafalda Banquart, Rodrigo Santos, Jorge Pinto, Luísa Cruz, Pedro Frias, António Capelo, João Lagarto, Joaquim Nicolau e Joana Carvalho integram também o elenco.

O filme conta com Elmano Sancho no papel de protagonista e ajuda a desvendar uma faceta menos conhecida de um dos maiores nomes da nossa literatura: a de defensor dos Direitos Humanos e exímio diplomata.

Numa mistura de acção, drama, romance e até um toque de comédia, o filme acompanha a chegada de Eça a Havana e o desfilar de personagens com quem convive, desde as mais altas eminências políticas a fazendeiros e grandes proprietários, às mulheres por quem se apaixonou e aos inimigos que fez no Casino de Havana e noutros palcos de jogo e de decisões geopolíticas.

“O Nosso Cônsul em Havana” foi exibido em formato de série televisiva na RTP1 entre 7 de junho a 20 de setembro de 2019.