Skip to content

“O Senhor dos Anéis”: Banda sonora de Howard Shore é eleita a melhor da história

621966 1 621966 2

“Qual banda sonora é considerada a melhor na história do cinema?” Foi a pergunta feita pela rádio britânica Classic FM, e a resposta do público britânico foi unânime: “O Senhor dos Anéis”, composta pelo canadense Howard Shore para a clássica adaptação de Peter Jackson.

 

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

Isso mesmo, a banda sonora vencedora do Óscar, composta e conduzida por Howard Shore para o épico inspirado nas obras do ilustre Tolkien, acumulou 10.000 votos e conquistou o primeiro lugar na seleção anual das 100 melhores bandas sonoras do Movie Music Hall of Fame, a prestigiosa lista de bandas sonoras de filmes da Classic FM.

O anúncio do vencedor foi feito pelo apresentador Jonathan Ross em 28 de agosto, durante a transmissão de rádio.

Howard Shore expressou sua emoção em uma entrevista concedida à Classic FM, compartilhando o orgulho de ver sua obra sendo escolhida como a trilha sonora de cinema mais querida no Reino Unido:

 

“Meu sincero agradecimento a todos os ouvintes da Classic FM. Estou incrivelmente feliz por ter conseguido trazê-los um pouco mais para o mundo da Terra Média de Tolkien.”

 

O trabalho de Shore recebeu três Óscares, três Globos de Ouro e quatro Grammys, destacando-se sobre algumas das bandas sonoras mais icónicas da história do cinema. Essas realizações incluem as composições imortais e inesquecíveis de John Williams para “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, e “Star Wars”, de George Lucas, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Apesar de não ter conquistado a primeira posição na lista com nenhuma de suas obras, John Williams foi aclamado como o compositor mais celebrado do Reino Unido, com cinco de suas bandas sonoras figurando entre as vinte melhores e um impressionante total de onze composições entre as cem selecionadas.

Além de “Star Wars” e “A Lista de Schindler,” Williams garantiu espaço com “Parque Jurássico” (posição 8), “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (11), “Indiana Jones” (13), “O Resgate do Soldado Ryan” (21), “ET O Extraterrestre” (30), “Tubarão” (39), “Superman” (47), “Encontros Imediatos de Terceiro Grau” (58) e “Cavalo de Guerra” (87).

 

Hans Zimmer, igualmente ilustre, assegurou a segunda posição como o compositor de cinema mais apreciado na pesquisa da Classic FM, com dez de suas criações marcando presença no Top 100. Dentre essas dez, merecem destaque obras que vão desde “Interestellar” (17) até “O Rei Leão” (23) e “Piratas do Caraíbas” (31).

 

A lista também traz grandes nomes como Vangelis, Ennio Morricone, Nino Rota, Danny Elfman, Alexandre Desplat, Bernard Herrmann e Michael Giacchino.

 

 

Aqui estão as 20 bandas sonoras mais memoráveis de todos os tempos, de acordo com a pesquisa da rádio Classic FM e a opinião de seus ouvintes:

  1. Howard Shore – “O Senhor dos Anéis”
  2. John Williams – “A Lista de Schindler”
  3. John Williams – “Star Wars”
  4. John Barry – “África Minha”
  5. Hans Zimmer – “Gladiador”
  6. Debbie Wiseman – “Wilde”
  7. John Barry – “Danças com Lobos”
  8. John Williams – “Parque Jurássico”
  9. Ennio Morricone – “O Bom, o mau e o Vilão”
  10. Ennio Morricone – “A Missão”
  11. John Williams – “Harry Potter e a Pedra Filosofal”
  12. Vangelis – “Momentos de Glória”
  13. John Williams – “Indiana Jones”
  14. Nigel Hess – “O Violinista que Veio do Mar”
  15. Maurice Jarre – “Doutor Jivago”
  16. Elmer Bernstein – “Sete Homens e Um Destino”
  17. Hans Zimmer – “Interestellar”
  18. Nino Rota – “O Padrinho”
  19. James Horner – “Titanic”
  20. Klaus Badelt – “Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra”