social-justice-now-film-festival

O Social Justice Now Film Festival veio para “observar, refletir e agir” sobre o racismo

2020 ficou marcado pela pandemia da COVID-19, mas também pelo movimento ativista Black Lives Matter, um renovado movimento de luta antirracista que surgiu nos EUA e teve impacto no resto do mundo.

Os criadores do American Black Film Festival, Jeff e Nicole Friday, vão lançar o Social Justice Now Film Festival, que decorrerá de 21 a 25 de outubro, antes das eleições norte-americanas. O programa anual da sua organização sem fins lucrativos, a Film Life Foundation, vai apresentar exibições, conversas na comunidade e eventos de impacto centrados em questões sociais e económicas enfrentadas pela comunidade negra.

Esta é a primeira edição de um festival que tem como missão “observar, refletir e agir”, num formato online, que terá um programa de filmes que incluirá narrativas e documentários, curtas-metragens e projetos de novos mídias que se alinham com os temas da justiça social e que explorem questões de injustiça racial, preconceito implícito, identidade negra e direitos humanos. As inscrições dos filmes começaram a 27 de agosto e terminam a 12 de setembro.

Todas as sessões serão acompanhadas por debates sobre, por exemplo, a brutalidade policial, a reforma da justiça criminal, a reforma da saúde e a reforma eleitoral, liderados por vozes proeminentes dos seus respectivos espaços.

O Social Justice Now Film Festival será uma mistura entre arte e ativismo, “para impulsionar as conversas necessárias de hoje em direção a mudanças sociais e políticas duradouras”, disseram Jeff e Nicole. “Em nome dos nossos parceiros, esperamos usar as nossas habilidades coletivas para fornecer uma plataforma comprometida em ampliar as vozes dos marginalizados e educar os participantes sobre as questões mais urgentes que impactam essas comunidades.”

Michael B. Jordan e o co-fundador do Black Lives Matter, Opal Tometi, vão ser co-embaixadores desta primeira edição. “O filme tem a capacidade de unir, educar e inspirar ação, e estamos orgulhosos de apoiar Jeff e Nicole na construção de uma plataforma totalmente única para uma mudança social”, disseram Chris Rice e Graham Taylor, co-presidentes da Endeavor Content.