“Oppenheimer”, o filme de Christopher Nolan, vai estrear nos cinemas do Japão em 2024, apesar das vozes críticas devido ao tema sensível do filme – sobretudo por ignorar em grande medida a devastação causada pelo bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki.
“Oppenheimer”, protagonizado por Cillian Murphy, é, como o nome indica, a biografia do físico Robert J. Oppenheimer, que criou a bomba atómica que viria a destruir as duas cidades japonesas em 1945 e a matar centenas de milhares dos seus cidadãos.
Adicionalmente, uma campanha publicitária considerada de mau gosto, acabaria por irar a opinião pública ao ponto de não ser viável a estreia. Naquela campanha, iniciada pela conta de X (ex-Twitter) do filme, pode ver-se a imagem de Barbie aos ombros de Oppenheimer, com explosões como pano de fundo e a prometer um verão inesquecível.
Escrito e realizado por Christopher Nolan, “Oppenheimer“ conta ainda no seu elenco com atores como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Josh Hartnett, Casey Affleck, Rami Malek e Kenneth Branagh.
A estreia do filme teve lugar em julho na maioria dos territórios pela mão da Universal e o seu sucesso de bilheteira foi estrondoso – angariou 950 milhões de dólares a nível global.
No Japão, a distribuidora Toho-Towa optou por não estrear o filme, mas agora a Bitters End, uma distribuidora independente, vai fazê-lo no seu lugar, não sem muitos meses de diálogo antes da decisão.
A Bitters End é conhecida por ter estreado em território nipónico “Parasitas”, de Bong Joon-ho, e, num futuro próximo, a 22 de dezembro, “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders.