Um dos nomeados ao Oscar de melhor filme de animação é este “The Croods”, um filme focado numa família de Neandertais que ficam sem casa/gruta após um enorme terremoto e se vêem obrigados a explorar os temidos espaços-abertos com um Homo Sapiens em busca de um novo local seguro para viver. Claro está, pelo meio há animais a tentar come-lhos, cenários mais fantasiosos que ancestrais e situações cómicas para fazer a pequenada rir.

É fácil compreender o porquê deste filme estar nomeado ao prémio de melhor animação nesta edição dos Óscares; a animação, apesar de “tipicamente Dreamworks” (sempre me pareceu que este estúdio se preocupou muito menos em aperfeiçoar as suas animações do que os seus gags cómicos) não deixa de ser interessante, dando-nos um universo bastante longe do que seria de esperar do nosso planeta em tempos ancestrais e mais “extra-terrestre” com árvores e animais bizarros que funcionam como tópicos para a comédia do filme (até os Flinstones eram mais historicamente correctos) e a família Crood, liderada por um Nicolas Cage em boa forma acaba por funcionar muito bem enquanto grupo-protagonista, com o seu lema familiar “nunca não tenhas medo!”. Mas os problemas do filme começam aqui: a ideia inicial é gira, as personagens tem os seus momentos cómicos e a animação tem os seus momentos que nos inspiram com as suas paisagens, mas não há nada de concreto, tudo é esporádico e “The Croods” acaba sempre por atropelar-se a si mesmo na tentativa de tornar a sua mensagem explicita de todas as formas e feitios. AH, e claro, quando o constante desejo que o pai Crood tem em ver a sua sogra morta é tratado como uma piada recorrente, algo está claramente a falhar.  Ou então os miúdos apreciam agora humor negro.

Sobre “The Croods” não há muito mais a dizer; claramente qualquer um dos outros candidatos ao Oscar de melhor animação têm muito mais chances de ganhar (principalmente o gigantesco “Frozen” da rival Disney) e algo me diz que se o “Lego Movie” tivesse estreado um pouquinho mais cedo, a pobre família Neandertal não teria um lugar nos nomeados.

Realização: Chris Sanders, Kirk DeMicco

Argumento: Chris Sanders

Elenco: Nicolas Cage, Ryan Reynolds, Emma Stone

EUA/2013 – Animação

Sinopse: Comédia e aventura pré-histórica que acompanha a primeira família do mundo na viagem das suas vidas logo que foi destruída a caverna que os protegia de todos os perigos. Viajando ao longo de espetaculares cenários naturais, os Croods descobrem um incrível mundo novo repleto de criaturas fantásticas que mudarão as suas vidas para sempre.

«Os Croods» - Quando pensávamos que faltavam comédias sobre famílias Neandertais
2.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos