A Academia divulgou uma lista de 265 longas-metragens pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme. Entre todos esses filmes, dois são portugueses! “José e Pilar” e “Mistérios de Lisboa”, duas obras-primas do cinema português, que estrearam em 2010.

 

“José e Pilar”, um documentário de Miguel Gonçalves Mendes, é ainda o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e o fado “Já não estar”, interpretado por Camané foi pré-selecionado para o Óscar de Melhor Canção Original.

 

“Mistérios de Lisboa”, do chileno Raul Ruiz, tem já conquistado a crítica americana, tendo sido eleito Melhor Filme Estrangeiro, nos Golden Satellite Awards e no Toronto Film Critics Association, tendo sido ainda nomeado para muitos outros prémios da crítica americana.

 

Entre os 265 selecionados encontram-se filmes como “A Árvore da Vida”, “Melancolia”, “Drive”, “Hugo”, “A Toupeira”, “Rio”, “Senna” e “Shame”. Será muito difícil a nomeação de um filme português para esta categoria, mas não impossível. Se tal acontecer será um acontecimento histórico!

 

Os nomeados da 84.ª edição dos Óscares serão divulgados a 24 de janeiro.