Espantosa abertura, apresentada por Neil Patrick Harris, em tom de Broadway, sobre as imagens que se movem, em homenagem aos filmes de Hollywood. Já o resto da cerimónia não foi tão cativante e original como o número de abertura. Tornou-se aborrecida.
“Birdman”, o grande vencedor deste ano, conquistou quatro Óscares, o de Melhor Filme, Melhor Reaizador (Alejandro González Iñárritu), Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia. “Grand Budapest Hotel” também venceu quatro estatuetas douradas, mas apenas pelas categorias técnicas, Melhor Design de Produção, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Montagem e Melhor Maquilhagem e Cabelo e Melhor Banda Sonora Original.
“Whiplash” surpreendeu ao arrecadar três Óscares, o de Melhor Ator Secundário, Melhor Montagem e Melhor Mistura de Som. Já “Boyhood”, um dos grandes favoritos com seis nomeações, recebeu apenas o Óscar de Melhor Atriz Secundária. “Foxcatcher” não conquistou nada.
Nas categorias de interpretação, sem quaisquer surpresas, Eddie Redmayne venceu o Óscar de Melhor Ator em “A Teoria de Tudo” e Julianne Moore o de Melhor Atriz em “O Meu Nome é Alice”. O primeiro Óscar da noite, o de Melhor Ator Secundário, foi para J.K. Simmons, em “Whiplash” e o de Melhor Atriz Secundária foi para Patricia Arquette, em “Boyhood”.
Da Polónia, “Ida” de Pawel Pawlikowski, venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O compositor Alexandre Desplat venceu o seu primeiro filme Óscar para Melhor Banda Sonora Original, pelo filme “Grand Budapest Hotel”.
As surpresas da noite foram o Óscar de Melhor Filme de Animação para “Big Hero 6” e o Óscar de Melhor Montagem para “Whiplash”.
Um dos momentos mais nostálgicos da noite foi a homenagem ao 50º aniversário do eterno clássico “Música no Coração” (1965), com algumas músicas do filme cantadas por Lady Gaga. Meryl Streep apresentou o momento de homenagem àqueles que morreram no ano passado.
Assim foi a 87ª edição dos Óscares.
Melhor Filme
Birdman
Melhor Realizador
Birdman, de Alejandro G. Iñárritu
Melhor Ator
Eddie Redmayne, em The Theory of Everything
Melhor Atriz
Julianne Moore, em Still Alice
Melhor Ator Secundário
J.K. Simmons, em Whiplash
Melhor Atriz Secundária
Patricia Arquette, em Boyhood
Melhor Argumento Original
Birdman
Melhor Argumento Adaptado
The Imitation Game
Melhor Filme de Animação
Big Hero 6
Melhor Filme Estrangeiro
Ida (Polónia)
Melhor Documentário
CitizenFour, de Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky
Melhor Design de Produção
The Grand Budapest Hotel
Melhor Fotografia
Birdman
The Grand Budapest Hotel
Whiplash
Melhor Maquilhagem e Cabelo
The Grand Budapest Hotel
Melhor Banda Sonora Original
The Grand Budapest Hotel, por Alexandre Desplat
Melhor Canção Original
“Glory” de Selma, por John Stephens e Lonnie Lynn
Melhor Edição de Som
American Sniper
Melhor Mistura de Som
Whiplash
Melhores Efeitos Visuais
Interstellar
Feast, de Patrick Osborne and Kristina Reed
Melhor Curta Live-Action
The Phone Call, de Mat Kirkby e James Lucas
Melhor Curta Documental
Crisis Hotline: Veterans Press 1, de Ellen Goosenberg Kent e Dana Perry