Oscares-2021-5

Óscares 2021: RTP transmite a cerimónia e nomes dos convidados confirmados

Mais de 20 anos depois da SIC, TVI, e Fox, a RTP vai transmitir em exclusivo e em direto a cerimónia da 93.ª edição dos Óscares, os prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, que decorre no dia 25 de abril, no Dolby Theatre em Hollywood & Highland Center e via satélite a partir de vários locais do mundo.

A notícia já tinha sido avançada no final de março, mas foi agora confirmada pela própria RTP, que irá transmitir a 93.ª cerimónia dos Óscares às 01h30 da manhã, reforçando assim o “papel da RTP enquanto operador dos grandes eventos e que volta a criar, passados vários anos, uma ligação especial à indústria cinematográfica.”

No comunicado da RTP lê-se ainda que: “A noite da 93ª edição dos Óscares vai chegar a casa de todos os portugueses através de uma operação especial que está a ser preparada ao pormenor pela RTP e que será transversal aos canais de televisão e ao digital. Aqui esta celebração vai ser vivida de forma única e vamos poder saber todos os pormenores e curiosidades sobre os nomeados, sobre os filmes a concurso, e vamos revelar também os segredos que guarda uma red carpet e tudo o que interessa aos grandes amantes do cinema!”

A Academia de Hollywood já tinha confirmado que esta edição iria ser presencial, ao contrário do que tem acontecido com outras grandes cerimónias de prémios cinematográficos, como os Globos de Ouro ou os BAFTA. A Academia está a evitar ao máximo o uso de uma transmissão virtual, com chamadas por “Zoom”, pelo que, pela primeira vez, os Óscares também vão acontecer fora dos EUA, para evitar viagens durante a pandemia, tendo sido escolhidos outros locais para a transmissão da cerimónia: Londres, Paris e Praga. Não haverá apresentadores e apenas serão transmitidas imagens dos vencedores.

Todos os nomeados internacionais devem estar em Los Angeles até dia 17 de abril, com o teste da COVID-19 disponível a 21 de abril. Já os nomeados dos EUA devem testar até dia 25 de abril. Está confirmada também a famosa passadeira vermelha, com uso obrigatório de máscara, e todo o pré-programa habitual antes de cerimónia será ao ar livre.

A Academia confirmou recentemente os nomes das estrelas que vão apresentar as categorias e entregar os Óscares aos vencedores. Os 15 nomes são, por ordem alfabética: Angela Bassett, Halle Berry, Bong Joon Ho, Don Cheadle, Bryan Cranston, Laura Dern, Harrison Ford, Regina King, Marlee Matlin, Rita Moreno, Joaquin Phoenix, Brad Pitt, Reese Witherspoon, Renée Zellweger e Zendaya.

“Mantendo a nossa abordagem de premiação como filme, montamos um elenco verdadeiramente repleto de estrelas”, disseram os produtores da cerimónia Jesse Collins, Stacey Sher e Steven Soderbergh. “Há tanta potência aqui que podem ser necessários óculos de sol.”

Com transmissão na RTP1, pelas 01h30 (madrugada de 26 em Portugal), a 93.ª edição dos Óscares também será transmitido em direto em mais de 225 países e territórios de todo o mundo.

Óscares 2021: Nomeados

Skip to content