Óscares 2022: Academia anuncia finalistas da categoria inédita

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) anunciou nesta segunda-feira (28), os 10 finalistas nomeados para ‘Melhor Filme’ pelo voto popular (via Twitter) dos Óscares. A lista foi divulgada seguindo a ordem alfabética, contudo, a lista não é definitiva. Nesta perspectiva, a eleição segue até quinta-feira (3) e está aberta a qualquer filme lançado nos cinemas americanos em 2021.

A lista seleta reúne alguns dos títulos mais comentados durante a temporada de 2021, como é o caso dos sucessos de bilheteria: Homem-Aranha: Sem Volta a Casa, de Jon Watts, Duna, de Denis Villeneuve O Esquadrão Suicida, de James Gunn, além do sucesso de crítica O Poder do Cão, de Jane Campion e do detonado pela crítica Cinderela, de Kay Cannon.

A lista também traz a animação Cantar! 2, de Garth Jennings, o musical de estreia de Lin Manuel-Miranda, Tick, Tick… Boom, o terror Maligno, de James Wan, a ficção científica Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, de Zack Snyder e cinebiografia Minamata, de Andrew Levitas 

Filmes favoritos do público |  Divulgação / ABC

Para eleger seu filme favorito, os cinéfilos só precisam fazer uma postagem no Twitter com o nome do filme e a hashtag #OscarsFanFavorite. Entretanto, ressaltamos que o favorito não vai ser considerado formalmente uma nova categoria. A iniciativa inédita visa celebrar o filme mais votado durante a cerimónia dos Óscares, que acontece em 27 de março.

O Hollywood Reporter destaca que a iniciativa é a maior novidade anunciada pela organização da premiação desde que desistiram da criticada categoria de melhor filme popular em 2018 antes dela se tornar realidade.

“Estamos muito animados em fazer essa parceria com o Twitter para ajudar a construir um público digital e animado até a cerimónia deste ano”, afirmou a vice-presidente de marketing digital da Academia, Meryl Johnson, em comunicado à Hollywood Reporter.

Como noticiamos anteriormente, como parte da parceria entre a Academia e o Twitter, os usuários do Twitter também poderão twittar sobre sua cena favorita de um filme de 2021 usando #OscarsCheerMoment. As cenas vencedoras serão exibidas na cerimónia dos Óscares, juntamente com os tweets dos fãs, e cinco usuários que participaram da campanha receberão um pacote de prémios que inclui um ano inteiro de ingressos gratuitos no cinema de sua escolha, assinaturas de serviços de streaming e itens exclusivos da loja do Museu da Academia – os usuários do Twitter poderão twittar seus envios até 20 vezes por dia.

Sob o lema Movie lovers unite”, a 94.ª edição dos Óscares será presencial e transmitida em direto no emblemático Dolby Theatre, em Hollywood, no dia 27 de março.

 

Confira a pré-lista:

  1. Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, de Zack Snyder.
  2. Cantar! 2, de Garth Jennings
  3. Cinderela, de Kay Cannon
  4. Duna, de Denis Villeneuve
  5. Homem-Aranha: Sem Volta a Casa, de Jon Watts
  6. Maligno, de James Wan
  7. Minamata, de Andrew Levitas 
  8. O Esquadrão Suicida, de James Gunn
  9. O Poder do Cão, de Jane Campion
  10. Tick, Tick… Boom!, de Lin Manuel-Miranda

Skip to content