Óscares 2022: cerimónia será apresentada por trio de actrizes comediantes

O trio formado pelas atrizes e comediantes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes foi o escolhido para apresentar a cerimónia dos Óscares deste ano. O evento acontece em 27 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles – o trio de atrizes e comediantes vai retomar a tradição do prémio após quatro anos.

Divulgação / ABC

O anúncio foi feito pela própria Schumer na manhã desta terça (15), no programa “Good Morning America”, da rede americana ABC, emissora que televisiona a cerimónia nos Estados Unidos.

“Não sei quem achou que isso seria uma boa ideia, mas vou apresentar os Óscares com a Wanda Sykes e a Regina Hall. Melhor eu ir assistir a alguns filmes.”

Como noticiamos, esta é a primeira vez que os Óscares terão apresentadores fixos desde 2018, quando Jimmy Kimmel ocupou o cargo. Em 2019, a organização chegou a anunciar Kevin Hart como mestre de cerimónias, mas ele cancelou às pressas a sua participação ao se recusar a pedir desculpas por piadas consideradas homofóbicas.

Diante disso, nos dois anos seguintes, a Academia optou por abdicar completamente de apresentadores. Tal opção foi atacada por vários críticos especializados e pela comunidade cinéfila, que creditam a isso a queda do número de espectadores do evento nos últimos anos.

O evento teve o seu segundo recorde negativo de audiência consecutivo no ano passado. Recordamos que, a última vez que os Óscares tiveram um anfitrião foi visto por 26,62 milhões de espectadores (uma das mais baixas audiências). Em 2019, sem apresentador, as audiências da cerimónia subiram para os 29,56 milhões, mas voltaram a cair em 2020 para os 23,64 milhões e para os 10,40 milhões em 2021.

“Apresentar os Óscares costumava ser um dos trabalhos mais prestigiosos de Hollywood, mas nos últimos dez anos o programa parece determinado a desperdiçar esse privilégio”, escreveu Kyle Buchanan, repórter de cinema do New York Timesem uma análise recente. “O apresentador certo pode atrair espectadores para o programa e criaria momentos memoráveis e virais.”

Este ano, de forma inédita, a cerimónia será diferente. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) fechou uma parceria com o Twitter para abrir votação popular. O intuito é aumentar o engajamento do público com a premiação e atrair mais espectadores.

Nessa perspectiva, duas categorias serão definidas pelo público: “filme favorito” e “cena favorita”. Para votar, basta twittar a hashtag #OscarFanFavorite junto do título do filme (em inglês) ou a hashtag #OscarsCheerMoment junto com a cena favorita.

 

Skip to content