Óscares 2023: Academia Brasileira de Cinema revela os seis pré-selecionados

Nesta terça-feira (30), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais revelou a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 95ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Óscares 2023.

Presidida por Bárbara Cariry, a Comissão de Seleção deste ano possui 19 membros: André Pellenz; Barbara Cariry; Cavi Borges; David França Mendes; Eduardo Ades; Guilherme Fiúza Zenha; Jeferson De; João Daniel Tikhomiroff; João Federici; José Geraldo Couto; Juliana Sakae; Marcelo Serrado; Maria Ceiça de Paula; Patricia Pillar; Petra Costa; Renata Almeida; Talize Sayegh; Waldemar Dalenogare Neto; e Zelito Viana.

Por conseguinte, a Comissão de Seleção listou os seguintes longas-metragens: “A Mãe”, de Cristiano Burlan, “A Viagem De Pedro”, de Laís Bodanzky, “Carvão”, de Carolina Markowicz, “Marte Um”, de Gabriel Martins, “Pacificado”, de Paxton Winters e “Paloma”, de Marcelo Gomes.

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos. No dia 5 de setembro, segunda-feira, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga no Óscar.

A 95ª edição dos Óscares será realizada em 12 de março de 2023. A edição marca por ser o segundo ano consecutivo em que a premiação acontecerá em março, com a 94ª edição, em 27 de março.

Por fim, convém lembrar que o prazo de submissão para as categorias gerais de inscrição para o Óscar 2023 é 15 de novembro. A votação preliminar começará em 12 de dezembro e as listas finais serão anunciadas em 21 de dezembro.

Skip to content