*Artigo escrito por Vanderlei Tenório e Tiago Resende
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) norte-americana divulgou hoje a lista de nomeados para a 95.ª edição dos Óscares. Os atores Riz Ahmed e Allison Williams revelaram em direto, pelo youtube, os nomeados aos Óscares 2023.
A comédia “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” lidera com 11 nomeações, seguida por “A Oeste Nada de Novo” e “Os Espíritos de Inisherin”, ambos com nove nomeações cada. Seguem-se “Elvis” com oito nomeações, “Os Fabelmans” com sete, e “Tár” e “Top Gun: Maverick” ambos com seis nomeações cada. “Black Panther: Wakanda para sempre” consegue cinco nomeações e “Avatar: O Caminho da Água” quatro nomeações.
As surpresas para a categoria principal, a de Melhor Filme, são a nomeação de “Triângulo da Tristeza” e “A Voz das Mulheres”. Ficaram de fora filmes como “A Baleia”, “Aftersun” ou “Babylon”, que teriam mais hipóteses que os dois filmes anteriores.
Na categoria de Melhor Realização, temos três estreantes: Daniel Kwan e Daniel Scheinert conquistam ambos a sua primeira nomeação, pelo filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” e o sueco Ruben Östlund pelo filme “Triângulo da Tristeza”. O veterano Steven Spielberg, vencedor de três Óscares, recebe a sua nona nomeação pelo drama auto-biográfico “Os Fabelmans”. Martin McDonagh, vencedor de um Óscar, alcança a sua sétima nomeação aos Óscares, mas a sua primeira na categoria de Melhor Realização, pelo filme “Os Espíritos de Inisherin”. Todd Field consegue a sua sexta nomeação e a primeira nesta categoria, pelo filme “Tár”.
Por seu retorno retumbante no drama psicológico “A Baleia”, de Darren Aronofsky (“Cisne Negro”, “Noé” e “Mãe”), Brendan Fraser foi nomeado ao Óscar de Melhor Ator. Acompanham Fraser, o veterano britânico Bill Nighy por sua delicada atuação em “Living”, de Oliver Hermanus; Austin Butler pela sua avassaladora e eletrizante performance como Elvis Presley, em “Elvis”, do australiano Baz Luhrmann; Colin Farrell por sua composição impecável em “Os Espíritos de Inisherin”; e Paul Mescal pelo tocante Calum de “Aftersun”, filme de estreia da escocesa Charlotte Wells.
Para nossa surpresa, a categoria de Melhor Atriz é iniciada por Ana de Armas pelo seu desempenho como a icónica Marilyn Monroe no polémico “Blonde”, de Andrew Dominik. Na temporada 2022/23, de Armas vinha sendo ignorada. Outra surpresa, é Andrea Riseborough por “To Leslie”, de Michael Morris – o nome de Riseborough estava bem esquecido pelos críticos. Temos também Michelle Williams, por “Os Fabelmans” – na sua quinta nomeação, do veterano Steven Spielberg. E por fim, Cate Blanchett, por “Tár”, conquista a sua oitava nomeação, e Michelle Yeoh por “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (a sua primeira nomeação), as duas maiores vencedoras da temporada 2022/22.
Pela sua marcante participação em “Black Panther: Wakanda Forever”, Angela Basset faz história ao ser nomeada ao prémio de Melhor Atriz Secundária via estúdios Marvel. Basset concorre ao lado de Kerry Condon pela sua atuação minimalista em “Os Espíritos de Inisherin”, da dupla potente de “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu, e da estreante Hong Chau de “A Baleia”.
Confirmando as especulações, após 30 anos, em um elogiado retorno, por sua atuação em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, Ke Huy Quan garantiu sua vaga na categoria de Melhor Ator Secundário. Quan concorre com o brilhante Brendan Gleeson de “Os Espíritos de Irisherin” – o eterno Alastor Moody da franquia Harry Potter, com o novato Barry Keoghan também de “Os Espíritos de Irisherin” – que recentemente deu vida ao personagem Coringa em “The Batman”, de Matt Reeves, com o ganhador do Emmy e do Tony, Judd Hirsch de “Os Fabelmans”, e com Brian Tyree Henry por “Causeway” – Tyrre é conhecido por ter atuado na série “Atlanta”.
Sem surpresas, o realizador Guilhermo del Toro, conquista a sua sexta nomeação pelo filme de animação “Pinóquio de Guillermo del Toro”, uma adaptação da Netflix em stop-motion de “Pinóquio”. A releitura soturna vem acompanhada do monudocumentário em stop-motion “Marcel the Shell with Shoes On”, de Dean Fleischer Camp, do hit da Pixar “Turning Red: Estranhamente Vermelho”, de Domee Shi, do elogiado spin-off “Gato de Botas: O Último Desejo”, de Joel Crawford e do “O Monstro Marinho”, de Chris Williams, também da Netflix
Na categoria Melhor Filme Internacional, o épico indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”, do requisitado S. S. Rajamouli não conquistou os membros da Academia. Por sua vez, a Academia validou a preferência da comunidade crítica pelos dramas históricos “Argentina, 1985″, da Argentina e “A Oeste Nada de Novo”, da Alemanha, pelo drama queer belga “Close”, pelo roadmovie polaco “EO”, e do coming of age irlandês “The Quiet Girl”, um filme que faz também história para o cinema irlandês ao ser o primeiro nomeado para os Óscares.
Esta edição proporciona também um momento histórico para o cinema português. A curta-metragem de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, é o primeiro filme português nomeado para os Óscares. O filme, de 14 minutos, o terceiro filme do jovem João Gonzalez (26 anos), teve a sua estreia mundial em 2022, na Semana da Crítica de Cannes, onde foi aliás o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes. Desde então, tem conquistado imensos prémios nos mais conceituados festivais nacionais e internacionais. Conquistou agora a nomeação para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação e encontra-se também nomeado para os prémios Annie Awards 2023.
João Gonzalez assina a realização, a direcção de arte, a animação (juntamente com a animadora polaca Ala Nunu), e a composição da banda sonora deste filme, que aborda a perda e os laços familiares. Esta é uma co-produção portuguesa, inglesa e francesa, produzida por Bruno Caetano na COLA Animation, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Tem distribuição da Agência da Curta-Metragem.
Portugal tinha três curtas-metragens a tentarem a primeira nomeação para um filme português, “Ice Merchants”, “O Homem do Lixo” e “O Lobo Solitário”, e o que parecia ser impossível tornou-se num momento histórico para o cinema nacional. Curiosamente no ano em que se assinala o Centenário da Animação Portuguesa. O mais antigo filme de animação português data de 1923, “O Pesadelo do António Maria”, um filme de Joaquim Guerreiro.
Infelizmente, nenhuma produção brasileira foi galardoada entre os nomeados aos Óscares 2023. Lembramos que, “Sideral”, de Carlos Segundo, estava na lista dos pré-indicados à categoria de Melhor Curta-Metragem, mas não conseguiu avançar para a fase final. “Sideral” é uma ficção científica que conta a história do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro, na base aérea de Natal, mostrando como isso afetou a vida de uma mulher, seu marido e seus dois filhos.
Já “O Território”, do norte-americano Alex Pritz — uma coprodução entre Estados Unidos, Brasil e Dinamarca —, também participava na pré-lista de nomeados a Melhor Documentário, mas também foi excluído da seleção final. O documentário brasileiro narra a luta do povo uru-eu-wau-wau contra o desmatamento de sua terra, ameaçada por posseiros e agricultores. A obra com tons políticos, conta com a produção de Darren Aronofsky e foi parcialmente rodada pelos próprios indígenas. Último documentário brasileiro a ser nomeado aos Óscares foi “Democracia em vertigem” (2019), de Petra Costa.
Por fim, recordamos que, o anúncio de hoje qualifica uma nova rodada para exibição dos filmes mais estimados na temporada 2022/23. Já que, consequentemente, a nomeação aquece a campanha final – os títulos nomeados estão em campanha desde novembro de 2022. Nesse panorama, a campanha segue até março, culminando com os Óscares. A votação será apenas na reta final da disputa: 2 a 7 de março.
A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares será apresentada pelo humorista Jimmy Kimmel a 12 de março de 2023, no Dolby Theatre.
Nomeados 2023:
Melhor Filme
All Quiet on the Western Front
Avatar: The Way of Water
The Banshees of Inisherin
Elvis
Everything Everywhere All at Once
The Fabelmans
Tár
Top Gun: Maverick
Triangle of Sadness
Women Talking
Melhor Realização
The Banshees of Inisherin, por Martin McDonagh
Everything Everywhere All at Once, por Daniel Kwan and Daniel Scheinert
The Fabelmans, por Steven Spielberg
Tár, por Todd Field
Triangle of Sadness, por Ruben Östlund
Melhor Ator
Austin Butler, em Elvis
Colin Farrell, em The Banshees of Inisherin
Brendan Fraser, em The Whale
Paul Mescal, em Aftersun
Bill Nighy, em Living
Melhor Atriz
Cate Blanchett, em Tár
Ana de Armas, em Blonde
Andrea Riseborough, em To Leslie
Michelle Williams, em The Fabelmans
Michelle Yeoh, em Everything Everywhere All at Once
Melhor Ator Secundário
Brendan Gleeson, em The Banshees of Inisherin
Brian Tyree Henry, em Causeway
Judd Hirsch, em The Fabelmans
Barry Keoghan, em The Banshees of Inisherin
Ke Huy Quan, em Everything Everywhere All at Once
Melhor Atriz Secundária
Angela Bassett, em Black Panther: Wakanda Forever
Hong Chau, em The Whale
Kerry Condon, em The Banshees of Inisherin
Jamie Lee Curtis, em Everything Everywhere All at Once
Stephanie Hsu, em Everything Everywhere All at Once
Melhor Argumento Original
The Banshees of Inisherin
Everything Everywhere All at Once
The Fabelmans
Tar
Triangle of Sadness
Melhor Argumento Adaptado
All Quiet on the Western Front
Glass Onion: A Knives Out Mystery
Living
Top Gun: Maverick
Women Talking
Melhor Filme de Animação
Guillermo del Toro’s Pinocchio
Marcel the Shell With Shoes On
Puss In Boots
The Sea Beast
Turning Red
Melhor Filme Internacional
All Quiet on the Western Front (Alemanha)
Argentina, 1985 (Argentina)
Close (Bélgica)
EO (Polónia)
The Quiet One (Irlanda)
Melhor Documentário
All That Breathes
All The Beauty and the Bloodshed
Fire of Love
A House Made of Splinters
Navalny
Melhor Fotografia
All Quiet on the Western Front
Bardo
Elvis
Empire of Light
Tár
Melhor Guarda-Roupa
Babylon
Black Panther: Wakanda Forever
Elvis
Everything Everywhere All at Once
Mrs. Harris Goes to Paris
Melhor Edição
The Banshees of Inisherin
Elvis
Everything Everywhere All at Once
Tar
Top Gun: Maverick
Melhor Maquilhagem e Cabelo
All Quiet
The Batman
Black Panther
Elvis
The Whale
Melhor Banda Sonora Original
All Quiet on the Western Front, por Volker Bertelmann
Babylon, por Justin Hurwitz
The Banshees of Inisherin, por Carter Burwell
Everything Everywhere All at Once, por Son Lux
The Fabelmans, por John Williams
Melhor Canção Original
“Applause”, de Tell It Like a Woman – música e letra por Diane Warren
“Hold My Hand”, de “Top Gun: Maverick – música e letra por Lady Gaga e BloodPop
“Lift Me Up”, de “Black Panther: Wakanda Forever – música por Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig Goransson – letra por Tems e Ryan Coogler
“Naatu Naatu”, de “RRR” – música por M.M. Keeravaani – letra por Chandrabose
“This Is a Life”, de “Everything Everywhere All at Once” – música por Ryan Lott, David Byrne e Mitski – letra por Ryan Lott e David Byrne
Melhor Design de Produção
All Quiet on the Western Front
Avatar: The Way of Water
Babylon
Elvis
The Fabelmans
Melhor Som
All Quiet on the Western Front
Avatar: The Way of Water
The Batman
Elvis
Top Gun: Maverick
Melhores Efeitos Visuais
All Quiet on the Western Front
Avatar: The Way of Water
The Batman
Black Panther
Top Gun: Maverick
Melhor Curta de Animação
The Boy, The Mole, The Fox and the Horse
The Flying Sailor
Ice Merchants
My Year of Dicks
An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It
Melhor Curta Live-Action
An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase
Melhor Curta Documental
The Elephant Whisperers
Haulout
How Do You Measure a Year
Stranger at the Gate