25 de Abril

Óscares 2023: Vencedores receberão escultura Yanomami

oscar2023 escultura divindade yanomami foto divulgacao2.jpg 800x445 1 1 oscar2023 escultura divindade yanomami foto divulgacao2.jpg 800x445 1 2

Enfim, após 146 dias de uma temporada extensa (2022/23), neste domingo, 12, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) galardoara os profissionais que alçaram destaque no ano de 2022.

De Bill Nighy a John Williams, todos anseiam receber um exemplar da estatueta de 33 cm de altura e cerca de 4 quilos e meio, idealizada pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley.

Por conseguinte, a 95ª. edição da tradicional premiação trará uma ação interessante. Este ano, como foi publicizado pelos principais veículos de imprensa do Brasil, uma ação (batizada de The Cost of Gold (O Custo do Ouro)) da agência DM9 com povos Yanomami alertará para a exploração ilegal de ouro em terras indígenas no norte do Brasil.

Nesse sentido, além da tradicional estatueta de US$ 900 (€ 844,47 na cotação atual), os vencedores receberão uma estatueta em formato da divindade Omama que não usa o metal precioso em sua composição.

Ok, mas como isso irá funcionar?: Segundo o material enviado aos jornalistas brasileiros, antes da entrega das estatuetas, 20 dos nomeados aos Óscares receberão, via redes sociais, um vídeo com Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, falando em sua língua nativa, alertando para o fato de que o ouro assumiu o sentido de “morte e destruição” para os indígenas, para a floresta e para as criaturas da Amazônia.

 

A nota divulgada pela DM9 destaca que o vídeo também convida a acessar o site da agência e a “repensar o valor do seu ouro”. O site intuitivo da DM9 traz uma calculadora que destaca o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e para o povo Yanomami.

Globalmente, a cerimónia será transmitida em direto pela ABC, neste domingo, 12 de março, às 20h, no Dolby Theatre de Los Angeles para mais de 200 territórios em todo o mundo.

Em Portugal, o canal RTP confirmou que pelo terceiro ano consecutivo a premiação será transmitida no canal. Nesse panorama, a transmissão decorre na madrugada de domingo para segunda, na RTP1.

A RTP destaca que às 23h45, na RTP1, poderemos acompanhar a emissão especial conduzida por Mário Augusto a partir dos estúdios da RTP no Porto. A emissão seguirá de perto tudo o que se passa na Grande Noite dos Óscares e contará com a presença de convidados em estúdio.

Skip to content