Óscares 2025: Academia Brasileira de Cinema abre inscrições para representante na categoria de Melhor Filme Internacional

A Academia também anunciou a comissão responsável pela seleção do representante
oscar 696x392 1 1 oscar 696x392 1 2
Reprodução/ AMPAS

A Academia Brasileira de Cinema abriu, nesta terça-feira, 6 de agosto, as inscrições para os filmes que pretendem concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional na 97.ª edição dos Óscares, que se realizará a 2 de março de 2025.

Sendo a única entidade responsável pela seleção do filme brasileiro que competirá pela nomeação, a Academia também revelou a comissão encarregada de escolher o representante.

As inscrições permanecem abertas até 20 de agosto e devem ser realizadas através do site da Academia.

Comissão de Seleção

Este ano, a Comissão de Seleção tem 25 membros titulares. Desses, 21 foram eleitos pelos sócios da Academia e os restantes quatro foram indicados pela direção. Todos são profissionais do setor cinematográfico brasileiro, mas não precisam ser associados à Academia.

A comissão vai reunir-se a 16 de setembro para elaborar uma shortlist com seis títulos e fará a decisão final a 23 de setembro. A presidente deste ano é a atriz e realizadora Bárbara Paz.

Além de Paz, a comissão inclui Allan Deberton, André Pellenz, Bernardo Uzeda, Bia Oliveira, Carol Bentes, Cíntia Domit Bittar, Diogo Dahl, Edson Ferreira, Eloisa Lopez-Gomez, Flávio Tambellini, Gabriel Melli, Gláucia Camargos, Ilana Brakarz, Leo M. Barros, Lô Politi, Lucy Barreto, Malu Miranda, Marcelo Serrado, Mónica Trigo, Plínio Profeta, Renata Martins, Sandra Kogut, Gal Buitoni e Alfredo Alves.

Quais filmes podem ser inscritos?

Podem ser inscritos filmes que tenham estreado em salas de cinema entre 1 de novembro de 2023 e 30 de setembro de 2024 e que tenham permanecido em exibição por, pelo menos, sete dias consecutivos em cinemas comerciais com fins lucrativos, beneficiando o produtor e o exibidor.

É necessário o envio da cópia do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) do filme fornecido pela Ancine, bem como de documentos que comprovem a exibição comercial do filme durante sete dias consecutivos, com fins lucrativos, em benefício do produtor e exibidor. Também devem ser enviados a sinopse, ficha técnica, trailer, cartaz, pressbook e fotos do filme.

Os filmes candidatos não podem ter sido exibidos em televisão aberta, televisão por cabo ou plataformas OTT/streaming antes do lançamento comercial nas salas de cinema. Caso os produtores da obra não sejam associados à Academia Brasileira de Cinema, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$1.000,00.

Skip to content