No mês passado, a Academia Brasileira de Cinema divulgou o regulamento para a inscrição de filmes brasileiros na categoria Melhor Filme Internacional dos Óscares 2025. O documento, assinado por Renata Almeida Magalhães, Diretora Presidente da entidade, estabelece as diretrizes para a seleção do representante nacional para a 97.ª edição do prémio.
O que é importante saber sobre o Regulamento?
Comissão de Seleção
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais está abrindo uma chamada para que seus sócios se candidatem a integrar a Comissão de Seleção, que terá até 25 membros. Dentre estes, 21 serão escolhidos por votação entre os associados, enquanto 4 serão designados pela diretoria para garantir diversidade. Todos os membros terão direito a voto, e, em caso de empate na votação final, a presidência da Comissão, escolhida entre os membros, decidirá o resultado.
Podem candidatar-se todos os sócios da Academia que estejam com a anuidade regularizada, que não tenham interesse comercial ou institucional nos filmes concorrentes e que não tenham participado da Comissão no ano anterior.
A Academia informará oficialmente à AMPAS os nomes dos membros da Comissão e da presidência, que serão divulgados no site da Academia.
Inscrição e participação dos filmes
O regulamento especifica que todas as informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no site da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (https://academiabrasileiradecinema.com.br/).
Os filmes que desejam competir não podem ter sido exibidos em televisão ou em plataformas de streaming antes do lançamento comercial nos cinemas. As inscrições devem seguir o prazo e as instruções descritas no calendário publicado no site.
Filmes que tenham participado em anos anteriores não poderão ser reinscritos.
Processo de inscrição
Os produtores interessados devem preencher o Formulário de Inscrição disponível no site da Academia e submetê-lo através da produtora. Se a produtora não for associada à Academia, uma taxa de R$1.000,00 será cobrada.
É necessário fornecer o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela Ancine e documentos que comprovem a exibição comercial do filme por pelo menos sete dias consecutivos. Se o filme estrear após o prazo de inscrição, a produtora deve apresentar uma carta do distribuidor com detalhes da estreia prevista.
Após a aprovação da documentação, será enviado um link para o upload do filme na plataforma de candidatura, juntamente com o pôster, cinco fotos em formato TIFF – 300 dpi, trailer, sinopse e ficha técnica.
Processo de visionamento
Os membros da Comissão de Seleção receberão um login e senha para acessar a plataforma de visionamento, que são pessoais e intransferíveis. O sistema enviará notificações quando o filme estiver disponível, e todas as visualizações serão registradas.
Processo de votação
Duas semanas após o fechamento das inscrições, a Comissão se reunirá via Zoom para selecionar seis filmes para a segunda fase. Uma semana depois, será escolhida a produção que representará o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional do Óscar 2025. Em caso de empate, a decisão será tomada pela presidência da Comissão.
Os produtores do filme escolhido serão notificados por e-mail, e a Academia informará à AMPAS qual filme será o representante brasileiro na competição.