Óscares 2025: Academia convida quase 500 profissionais a tornarem-se membros

Caso todos aceitem, o número total de membros da Academia alcançará 10.910, dos quais 9.934 terão direito a voto
oscar 2022 homenagem ucrania 1 oscar 2022 homenagem ucrania 2
Foto: Danny Moloshok/Invision/AP

Na última terça-feira (25), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) anunciou que está a estender convites a 487 pessoas para se juntarem ao seu grupo de membros organizadores dos Óscares.

Se todos aceitarem, o número total de membros da Academia atingirá os 10.910, dos quais 9.934 serão membros com direito a voto.

Composição

A Academia destacou que a turma de 2024 é composta por 44% de mulheres, 41% de indivíduos pertencentes a comunidades étnico-raciais sub-representadas e 56% provenientes de 56 países e territórios fora dos EUA.

No total, 71 indicados aos Óscares e 19 vencedores estão entre os convidados das 19 filiais da AMPAS.

Os 487 novos membros deste ano representam um aumento em relação aos 398 convidados em 2023. Em 2018, estabeleceu-se o recorde de maior número de convidados, com 928 pessoas convidadas, como parte de uma revisão das listas da Academia, focada na diversificação dos seus membros.

“Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas à nova turma de membros na Academia”, afirmaram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, em nota publicada na terça-feira. “Esses artistas e profissionais extraordinariamente talentosos de todo o mundo têm tido um impacto significativo na nossa comunidade cinematográfica”, acrescentaram.

Ganhadores dos Óscares

Dos 19 vencedores do Óscar de 2024, estão entre os convidados: Da’Vine Joy Randolph atriz de “Os Excluídos”, a figurinista de “Pobres Criaturas”, Holly Waddington, e a equipa de design de produção James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek; o realizador de “20 Dias em Mariupol”, Mstyslav Chernov, e o produtor Brad Booker; a dupla de som de “A Zona de Interesse”, Tarn Willers e Johnnie Burn; a equipa de efeitos visuais de “Godzilla Minus One”, Tatsuji Nojima, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Takashi Yamazaki; o argumentista e realizador de “Ficção Americana”, Cord Jefferson; e a dupla de argumentistas de “Anatomia de uma Queda”, Justine Triet e Arthur Harari.

Alguns notáveis

Entre os notáveis estão nomes como Sandra Hüller, nomeada aos Óscares por “Anatomia de uma Queda”, Lily Gladstone, nomeada aos Óscares por “Killers of the Flower Moon”, o negociador-chefe do SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland, o CEO da Recording Academy, Harvey Mason Jr., o diretor da franquia John Wick, Chad Stahelski, e o trio de “Vidas Passadas” formado por Celine Song, Greta Lee e Teo Yoo.

Além deles, destacam-se nomes como o do ator e realizador italiano Sergio Castellitto, da atriz britânica Fiona Shaw, conhecida internacionalmente por interpretar Petunia Dursley nos filmes de Harry Potter, dos atores norte-americanos Jason Clarke, Kate Mara e Catherine O’Hara, e o ator japonês Koji Yakusho, protagonista de “Dias Perfeitos”.

Entre os realizadores, encontram-se nomes como David Yates, responsável pelos últimos quatro filmes da série Harry Potter e pelos três filmes da franquia Monstros Fantásticos; SS Rajamouli, mente por trás do épico indiano “RRR” (2023); AV Rockwell, realizadora de “A Thousand and One” (2023), e Emma Seligman, realizadora das aclamadas comédias “Shiva Baby” (2020) e “Bottoms” (2023).

Presença brasileira

Oito brasileiros foram convidados para integrar a Academia: a atriz Maeve Jinkings, os realizadores Juliana Rojas, José Joffily, Jorge Bodanzky e Carlos Segundo, o músico Plínio Profeta, além das produtoras Renata de Almeida Magalhães e Tatiana Leite.

O grupo junta-se a figuras ilustres como Fernanda Montenegro, Carlinhos Brown, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Carolina Markowicz e outros brasileiros que têm direito a voto nos Óscares.

A lista completa dos convidados de 2024 está disponível no site da AMPAS.

Skip to content