O cinema português volta a estar representado na shortlist para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, desta vez pelo filme “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, segundo revelou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A curta-metragem “Percebes” é assim uma das quinze curtas finalistas da 97.ª edição dos Óscares, concorrendo ao lado de filmes como “Beautiful Men” de Nicolas Keppens, “In the Shadow of the Cypress” de Shirin Sohani e Hossein Molayemi, “Origami” de Kei Kanamori, ou “A Bear Named Wojtek”, de Iain Gardner.
O filme é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida deste crustáceo, no contexto da apanha no Algarve, mas também aborda questões sobre a relação dos habitantes locais com o mar, sobre turismo e sobre o desordenamento da costa portuguesa. Produzido pela portuguesa BAP Animation Studios e a francesa IKKI Films, a curta já marcou presença em dezenas de festivais internacionais e arrecadou mais de dez prémios, incluindo o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Annecy.
O cinema de animação português tem feito um percurso notável nos últimos anos ao conquistar prémios em diversos festivais internacionais, assim como no “sonho” de Portugal alcançar a tão desejada estatueta dourada. Não é a primeira vez que Portugal alcança a fase das shortlists dos Óscares, tendo-o conseguido em 2006 e em 2010 com “História Trágica com Final Feliz” e “Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias” , ambos de Regina Pessoa. Também em 2023 “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, e “Ice Merchants”, de João Gonzalez, integraram a lista de finalistas, tendo este último conquistado a nomeação – até ao momento, o único filme português a conseguir esse feito. Na edição anterior dos Óscares, também outra curta, mas de imagem real, chegou à fase de finalistas: “Um Caroço de Abacate”, do realizador Ary Zara.
Os membros da Academia vão votar a lista final de nomeados entre 8 e 12 de janeiro de 2025. As nomeações para a 97.ª edição dos Óscares são reveladas a 17 de janeiro de 2025.
Finalistas à nomeação de Melhor Curta-Metragem de Animação
“Au Revoir Mon Monde”
“A Bear Named Wojtek”
“Beautiful Men”
“Bottle George”
“A Crab in the Pool”
“In the Shadow of the Cypress”
“Magic Candies”
“Maybe Elephants”
“Me”
“Origami”
“Percebes”
“The 21”
“Wander to Wonder”
“The Wild-Tempered Clavier”
“Yuck!”