Outsiders – Cinema Independente Americano: 1.ª edição do ciclo

O Outsiders – Cinema Independente Americano decorre entre 30 de novembro a 8 de dezembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e é a oportunidade para conhecer 18 realizadores com filmes de produção independente.

O Outsiders – uma iniciativa da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) que conta com a coprodução do Cinema São Jorge e programação de Carlos Nogueira – inclui 14 longas-metragens e 8 curtas que, na sua maioria, envolvem produções de baixo custo, gravação em vídeo digital ou diálogos improvisados, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos. É uma seleção de 22 filmes de realizadores independentes, produzidos nos EUA entre 2006 e 2020, alguns deles premiados e nunca antes exibidos em Portugal.

O ciclo abre já esta terça-feira, 30 de novembro, com a exibição de Tiny Furniture, de Lena Dunham, realizadora, produtora e atriz, autora da série da HBO, “Girls”, da qual o filme parece ter sido a matriz.

1. Tiny Furniture

A sessão de encerramento terá lugar a 8 de dezembro, com The Rider, o filme de Chloe Zhao, imediatamente anterior à sua consagração nos óscares do ano passado. Ambos os casos são agora apresentados pela primeira vez em Portugal.

The Rider

Pelo meio, serão exibidos filmes marcantes (várias primeiras obras) de realizadores — Robert Greene, Rick Alverson, Eliza Hittman, Amy Seimetz, Khalik Allah, James N. Kienitz Wilkins — com outros projetos já conhecidos no nosso país.

Alguns dos nomes são totalmente inéditos em Portugal, como os casos de Frank V. Ross, Patrick Wang, John Magary e dos irmãos Bill e Turner Ross, autores de obras cuja divulgação se impunha.

O Festival não pode deixar de destacar ainda a exibição de uma série de curtas-metragens dos irmãos Safdie, escolhidas pelos realizadores propositadamente para o Outsiders, bem como a passagem de dois filmes de Joe Swanberg (um deles, Nights and Weekends, coassinado por Greta Gerwig, uma das musas do cinema indie dos anos 2000), um dos realizadores mais prolíficos destes últimos anos e mais mal conhecidos em Portugal, que virá a Lisboa apresentar as sessões.

Nights and Weekends
Skip to content