Pandemia do Coranavírus causa mudança de regras nos Golden Globes

A Hollywood Foreign Press Association (HFPA) ajustou as regras de elegibilidade dos Golden Globes devido à pandemia do Covid-19. Neste momento, pode considerar-se concorrente para um prémio um filme que tenha saído em plataformas digitais.

Esta mudança afeta filmes que iam sair nas salas de cinema desde 15 de março, sendo possível considerar-se para estes prémios filmes que não tenham conseguido ser exibidos primeiro nas salas de cinema até dia 30 de Abril. Esta regra temporária marca uma mudança cultural nesta cerimónia dos Estados Unidos, agora que os distribuidores lutam para colocar as suas estreias no mercado.

Anteriormente, os membros da HFPA viam os filmes concorrentes em Los Angeles antes ou uma semana depois de terem saído. Devido a esta crise humanitária, os distribuidores têm agora de contactar os membros da HFPA e fazer-lhes chegar os seus filmes via DVD ou um link que esteja de acordo com os requisitos temporais.

Neste momento, a Academia está focada em ajudar os seus trabalhadores e a indústria a navegar neste tempo de incerteza, tanto em termos de saúde como de economia. A HFPA não sabe se esta regra poderá ser alongada e/ou outras poderão vir a ser criadas e irão proceder de acordo com o avanço da pandemia e do impacto desta. No entanto, irão fazer mais comunicados nos próximos dias.