Terry Gilliam é o famoso ex-Monty Python e um conceituado realizador. Realizou grandes filmes, como: «Monty Python e o Cálice Sagrado» (1975), «A Vida de Brian» (1979), «O Sentido da Vida» (1983), «Brazil –O Outro Lado do Sonho» (1985), «A Fantástica Aventura do Barão» (1988 ), «12 Macacos» (1995) e agora o seu mais recente filme, «Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo» (2009). Gilliam já nos habituou às suas fantasias; todos os seus filmes têm algo de fantástico, de imaginário e de humor. A rodagem deste filme foi interrompida pela súbita morte de Heath Ledger (faleceu a 22 de Janeiro de 2008, com 29 anos de idade). Gilliam tenta terminar o seu filme, em homenagem a Ledger. A ideia de Gilliam foi filmar o resto do filme que Ledge rnão tinha terminado. Para isso fez com que a personagem de Ledger (Tony) sempre que atravessava o espelho mudava de cara, sendo interpretada por um dos outros três atores (Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell). Todos eles têm excelentes interpretações no filme.

A história é sobre um grupo de atores de teatro ambulante, que o Dr. Parnassus (Christopher Plummer), capaz de manipular a imaginação dos outros, guia pelas ruas de Londres. Para isso, recorre a um espelho mágico que os transporta do mundo real para o mundo da fantasia.Parnassus é um jogador inveterado e vive há milhares de anos, graças a uma aposta vencida com o Diabo (Tom Waits) que lhe deu a imortalidade. O Dr.Parnassus fez uma aposta com o Diabo, pondo a sua filha (Lily Cole) como prémio para o Diabo, quando esta chegasse aos 16 anos de idade. Agora, o Diabo veio cobrar a sua aposta, mas Parnassus não está disposto a cedê-la e propõe-lhe uma nova aposta, mas desta vez terá ajuda de Tony (Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell).

O melhor deste filme são os cenários e o elenco. Os cenários são absolutamente magníficos. Gilliam pensa em tudo, até ao pormenor, nada pode faltar. O elenco é o ponto mais forte do filme. Com um elenco de luxo: Christopher Plummer (o famoso ator de «Música no Coração» e no seu mais recente filme, «The Last Station», Heath Ledger (Vencedor do Óscar de Melhor Ator Secundário, por «O Cavaleiro das Trevas», em 2008, Tom Waits, Lily Cole, Andrew Garfield, Verne Troyer, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel. Quanto à história e à realização, o filme não nos mostra muito de novo. O filme falha bastante neste aspeto. A história já é muito banal e previsível, pois Gilliam já realizou alguns filmes deste género, com histórias parecidas. O ínico do filme consegue até ser aborrecido e parado, sendo que anima bastante mais a meio do filme. A realização não é surpreendente, é o estilo de Gilliam e nada mais. Gilliam já fez filmes bastante melhores que este.

De qualquer forma é um filme que deve ser visto, pelas suas fantásticas interpretações, principalmente pela de Heath Ledger (que prometia ser um grande ator). Este filme ficará conhecido como sendo o último filme de Heath Ledger, mas não é justo que fique rotulado como tal. Este filme é também de Terry Gilliam e isso prova-se em cada fotograma do filme. O cinema de Gilliam é único, é um dos melhores contadores de histórias imaginárias que existe.

Realização: Terry Gilliam

Argumento: Terry Gilliam

Elenco: Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Heath Ledger, Christopher Plummer

Reino Unido/2009 – Acção/Aventura

Sinopse: “Imaginarium” é o nome de um espectáculo fantástico e ambulante, que o Dr. Parnassus conduz de terra em terra, e que satisfaz todas as fantasias dos seus espectadores. Para isso recorre a um espelho mágico que os transporta do mundo real para o mundo da fantasia. Parnassus é um jogador inveterado e vive há milhares de anos, graças a uma aposta vencida com o Diabo que lhe deu a imortalidade. Séculos mais tarde apaixonou-se e propôs ao mesmo Diabo a troca da imortalidade pela juventude. Este concedeu-lha mas contra a promessa de Parnassus de lhe entregar a filha que nascesse desse amor quando esta chegasse aos 16 anos de idade. Agora que os dezasseis anos de Valentina – a sua filha – se aproximam, o diabo, também conhecido por Senhor Nick, vem para cobrar a sua aposta. Mas Parnassus não está disposto a cedê-la e propõe-se de novo ir a jogo…

«Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo» - O Último Adeus a Heath Ledger
3.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos