“Florbela”

de Vicente Alves do Ó

Portugal – Drama – 2012

Sinopse: Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela separa-se de forma violenta de António. Apaixonada por Mário Lage, refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles, oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. O marido tenta resgatá-la para a normalidade, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever! Este filme é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.

 

 

UKBAR FILMES e o CINEMA 7ª ARTE têm para oferecer 2 convites duplos para a antestreia em LISBOA, no Cinema São Jorge, no dia 28 de fevereiro, pelas 21H30. O passatempo termina às 19H de 27 de fevereiro de 2012. 

 

  • Lisboa – Cinema São Jorge

 

Para ganhar um convite, respondam-nos à seguinte pergunta:

Completa a 1ª quadra do Poema de Florbela Espanca “Ser Poeta”.

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior

Do que os homens! Morder como quem beija!

É ser mendigo e dar como quem seja

Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

 

VENCEDORES:

Fernanda Isabel Horta Caldas Real

Márcia Isabel Pereira André

 

Envie a resposta para passatempos@cinema7arte.com (Assunto: Passatempo #6 – Florbela ) com o nome completo, telefone e número de BI/CC + sessão que pretende ir.

 

Regulamento:

– O Passatempo termina às 19h00 de 27 de fevereiro, sendo os vencedores contactados logo de imediato, via e-mail;

– Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente;

– Serão considerados vencedores do passatempo aqueles que tiverem enviado mais rapidamente as respostas correctas às perguntas colocadas;

– O nome dos vencedores será publicado neste site e os mesmos serão avisados por e-mail;

– Os premiados deverão apresentar-se com o seu BI ou outro documento identificativo (não serão aceites fotocópias) junto das Bilheteiras, cerca de 30 minutos antes do inicio do espectáculo, para levantarem os seus bilhetes;

– Antes de participar, certifique-se que poderá comparecer no dia indicado. Excepto em casos de força maior deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do nosso e-mail (passatempos@cinema7arte.com).