“Percebes” e “Amanhã Não Dão Chuva”: curtas portuguesas selecionadas para Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy

"Percebes", de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves "Percebes", de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves

“Percebes”, o mais recente filme realizado por Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, e “Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira foram escolhidos para fazer parte da seleção oficial da 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que decorre de 9 a 15 de junho.

A curta-metragem “Percebes” (2024, Portugal / França, ANI / DOC, 11’30”) estará ainda em competição no Animafest Zagreb, que decorre entre 3 e 8 de junho.

Sobre o seu recente trabalho, as realizadoras do BAP – Animation Studios comentam que: Este filme nascPercebeseu da vontade de mostrar um Algarve com voz própria, que quer olhar para um outro lado do postal turístico: o lado de quem o vive durante todo o ano. Um elogio às pessoas, ao mar e à sua fauna, que estão a resistir às violentas transformações do turismo.

É o regresso de Laura Gonçalves ao Animafest Zagreb, onde em 2022 com o filme O Homem do Lixo, em estreia internacional, conquistou dois prémios – Melhor Curta-Metragem em Competição e Prémio do Público – e posteriormente foi também selecionado para a última edição do Festival de Annecy.

No programa Perspectives, “Amanhã Não Dão Chuva” (2024, Portugal / Alemanha, ANI, 11’30”), estará também na competição de cinema desta 48ª edição do festival. O filme, realizado por Maria Trigo Teixeira e coproduzido pela AIM Creative Studios (Portugal) e pela Wait-a-Minute (Alemanha), conta a história de Oma. À medida que envelhece, a perceção de Oma começa a mudar. Enquanto a filha tenta adaptar-se à sua nova situação, ela parece afundar-se cada vez mais em si própria.

Portugal será o país em destaque na edição deste ano do Festival de Cinema de Animação de Annecy, um dos mais importantes festivais do género.

A animadora e ilustradora portuguesa Regina Pessoa é, mais uma vez, a autora do cartaz do Festival de Cinema de Animação de Annecy, que se realiza de 9 a 15 de junho e que terá como tema a animação portuguesa.

Durante o evento, haverá ainda 7 programas, escolhidos por especialistas tais como Fernando Galrito – Diretor do Festival Internacional de Animação de Lisboa (MONSTRA) – dedicados à animação portuguesa, um momento especial para apreciar o talento e os conteúdos de animação produzidos por tantos artistas portugueses de renome.

Poster Festival Annecy Regina Pessoa

Skip to content