Phoenix Critics Circle 2022: Vencedores

004 Banshees 11 10 21 0314 copyc 35

Na sexta-feira (16), os críticos do Phoenix Critics Circle (PCC) anunciaram os vencedores de sua premiação anual.

Para quem não conhece o círculo, administrado pela organização sem fins lucrativos Phoenix Film Foundation, o Phoenix Critics Circle é uma associação para crítica e análise cinematográfica profissional. De maneira geral, o grupo é comprometido com a progressão e a preservação do cinema e é composto por críticos de cinema impressos, televisivos, de rádio e da internet do Arizona.

Nesse quadro, este ano, os críticos arizonenses elegeram Os Banshees de Inisherin”, de Martin McDonagh, como o Melhor Filme do Ano. A longa-metragem de McDonagh também levou o prémio de melhor argumento. Já o prémio de Realização, ficou com a dupla Dan Kwan e Daniel Scheiner (‘Os Daniel’s), por Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo.

Por seu trabalho celebratório como Lydia Tár, aclamada compositora e primeira maestrina feminina de uma orquestra alemã, no filme “Tár”, do realizador estadunidense Todd Field (“Pecados Íntimos”), Cate Blanchett conquistou sua 10.ª vitória como melhor atriz, na temporada 2022/23.

 

Por seu retorno retumbante no drama psicológico “The Whale”, do mítico Darren Aronofsky (‘Cisne Negro’, ‘Noé’ e ‘Mãe’), Brendan Fraser foi laureado com o prémio de melhor ator – sua 4.ª vitória na temporada 2022/23.

Já entre os secundários, Ke Huy Quan segue conquistando as associações de críticos, por sua participação em Tudo Em Todo O Lado Ao Mesmo Tempo, da dupla de realizadores Dan Kwan e Daniel Scheiner (‘Os Daniel’s), Huy Quan conquistou sua 14.ª vitória. A surpresa veio com Keke Palmer de “Nope”, que conseguiu seu primeiro prémio na temporada.

Confira os vencedores:

Melhor Filme: The Banshees of Inisherin

Melhor Realizador: The Daniels, Everything Everywhere All At Once

Melhor Atriz: Cate Blanchett, TÁR

Melhor Ator: Brendan Fraser, The Whale

Melhor Atriz Secundário: Keke Palmer, NOPE

Melhor Ator Secundária: Ke Huy Quan, Everything Everywhere All At Once

Melhor Argumento: The Banshees of Inisherin

Melhor Fotografia: Top Gun: Maverick

Melhor Banda Sonora: Babylon

Melhor Animação: Guillermo Del Toro’s Pinocchio

Melhor Filme Estrangeiro: RRR

Melhor Documentário: Fire of Love

Skip to content