Porto/Post/Doc integra rede Europeia do Prémio Human Rights in Motion

Porto/Post/Doc Conselho da Europa 2025 Porto/Post/Doc Conselho da Europa 2025
Foto: João Jesus

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival anunciou a sua integração na rede europeia de festivais selecionados para atribuir o prémio Human Rights in Motion, promovido pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE).

O Prémio Human Rights in Motion destina-se a celebrar o cruzamento entre cinema documental e direitos humanos  e distingue o cineasta do filme que melhor represente a luta pela liberdade, pela democracia e pelos direitos fundamentais.

Com esta iniciativa, pretendemos sensibilizar o público para a missão do Conselho da Europa e apoiar os realizadores que a tornam visível no grande ecrã, afirmou Theodoros Roussopoulos, Presidente da Assembleia Parlamentar. Os documentários têm o poder de mostrar os impactos das violações dos direitos humanos com urgência, despertando empatia e compreensão.

banner 11 2025 1
Publicidade

Atribuído anualmente em quatro dos principais festivais de cinema documental da Europa — FIPADOC (França), Thessaloniki Documentary Festival (Grécia), Porto/Post/Doc (Portugal) e um quarto festival ainda a anunciar — o prémio tem um valor de 5.000 euros, sendo entregue durante a cerimónia de encerramento de cada evento.

No caso do Porto/Post/Doc, a organização irá indicar ao júri um conjunto de filmes das suas secções competitivas e oficiais, a partir do qual será selecionado o vencedor do prémio. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso do festival com um cinema politicamente consciente, socialmente relevante e comprometido com os valores universais dos direitos humanos.

O Porto/Post/Doc continua aberto à recepção de filmes e o prazo para submissão de filmes à 12.ª edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival termina a 31 de julho de 2025.  O evento que celebra o cinema do real realiza-se este ano de 20 a 29 de novembro de 2025, no Porto.

Programas Competitivos

Competição Internacional: Longas-metragens (mais de 60 minutos).
Competição de Médias e Curtas-Metragens: Médias (31–60 minutos) e curtas-metragens (até 30 minutos)
Cinema Falado: Filmes em português ou que explorem culturas lusófonas.
Cinema Novo: Obras de estudantes portugueses ou realizadores portugueses no estrangeiro.
Transmissão: Filmes que abordem música, som e cultura pop.
Prémio Júri Jovem: Filmes dirigidos a jovens, avaliados por um júri de estudantes do Porto.