«Precious» é o segundo filme de Lee Daniels e apesar da pouca experiência nesta área, já conseguiu atrair a atenção do público em geral e da Academia dos Óscares. Baseado no romance «Push» de Sapphire, de 1996, é um filme poderoso, capaz de impressionar qualquer um. «Precious» é, sem dúvida, o Drama do Ano!

A história passa-se em Nova Iorque, em 1987. Uma afro-americana, Claireece Precious Jones, analfabeta de dezasseis anos, vive num bairro pobre de Harlem, com a sua problemática mãe, Mary. Esta está desempregada, vivendo à custa de subsídios e da acção social. Claireece foi violada duas vezes pelo pai, tendo engravidado das duas vezes. É expulsa da escola por ter engravidado uma segunda vez. Quando Precious não está a levar pontapés da mãe, quando não lhe estão a cair objectos em cima, ou seja, quando não está a levar tareia da pesada, Precious sonha acordada, em ser modelo, com o seu físico e com um rapaz que gostava que fosse seu namorado. É interessante o facto de Precious querer realmente ir para a escola, aprender a ler e a escrever, ao contrário da maioria dos adolescentes e o facto de a sua mãe não querer que ela estudasse, ao contrário da maioria dos pais. Precious encontrará esperança e amizade na sua nova escola, quer nas colegas de turma, quer na professora.

Neste drama é possível ver situações verdadeiramente selvagens, escravizantes e primitivas. A maneira como a mãe trata a sua própria filha é chocante. Este filme retrata alguns temas ainda actuais na nossa sociedade, a obesidade, a pobreza e a violência doméstica, que recaem em cima de Precious.

Este filme ao nível da realização e da montagem é fantástico, sendo um forte candidato ao Óscar de Melhor Realização e de Melhor Montagem. A montagem, consegue chocar-nos com tanta violência, que chegamos ao ponto de gritar “Basta!”.

Quanto à interpretação dos actores, é fenomenal. Gabourey Sibide (Precious), uma jovem actriz que nunca fez um filme na vida, pelo menos, um em que tenha tido um papel tão importante, conseguiu ser nomeada para os Óscares na categoria de Melhor Actriz. A Mo’Nique (mãe), fez um papel incrivel, tendo tambem chamado a atenção da Academia, pelo que foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária. Ganhou vários prémios nessa categoria, como por exemplo, nos Globos de Ouro. Paula Patton e Mariah Carey, entre outros, ajudam a intensificar a emotividade da história.

No total, «Precious» já conseguiu ser nomeado para os Óscares em seis categorias, Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz, Melhor Actriz Secundária, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem. Este é um filme inspirador e Precious verá que a sua vida poderá mudar, mesmo quando já não há esperança.

Realização: Lee Daniels

Argumento: Geoffrey Fletcher

Elenco: Gabourey Sibide, Mo’Nique

EUA/2009 – Drama

Sinopse: Baseado na história de Clareece “Precious” Jones, uma adolescente afro-americana de 16 anos, obesa, iletrada, mãe solteira e grávida, que vive em Harlem. “Precious” é vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte dos pais, mas está disposta a ultrapassar todos os obstáculos, porque a vida é preciosa…

«Precious» - Um Drama Intenso
4.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos