Nesta terça-feira, 28 de agosto, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, acolherá, a partir das 21h, a cerimónia do Prémio Grande Otelo. Este evento, que ocorre anualmente, congrega realizadores, atores e profissionais do audiovisual numa celebração dedicada ao cinema brasileiro.
A premiação, que até o ano passado era conhecida como Grande Prémio do Cinema Brasileiro, agora adota o nome de Prémio Grande Otelo, em homenagem a um dos mais emblemáticos artistas nacionais, cujo nome já identificava o troféu.
A cerimónia, apresentada por Dira Paes e Toni Garrido, será transmitida em direto pelo YouTube da Academia e pelo Canal Brasil, com início às 20h50.
Cinema Novo em foco
O Cinema Novo é o foco da edição de 2024, marcada pelos 60 anos de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.
A cerimónia, com direção de Batman Zavareze e argumento de Bebeto Abrantes, promete uma noite repleta de revisitações a obras icónicas e muitas surpresas.
Realização
Realizado pela Academia Brasileira de Cinema, o Prémio Grande Otelo 2024 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e tem apuração e acompanhamento PwC Brasil.
“Chegamos à 23ª edição do Grande Prémio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prémio Grande Otelo, com um recorde de inscrições: foram 326 obras inscritas e mais de 3000 profissionais. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.
Rafael Alvim, sócio e líder regional da PwC Rio de Janeiro, destacou a atuação da PwC na cerimónia de premiação. “O Prémio Grande Otelo, neste ano, inclui duas novas categorias: Melhor Ator e Melhor Atriz de Série de Ficção, totalizando 30 categorias. Este volume de produções de qualidade é um exemplo da representatividade e da relevância do cinema brasileiro, além de fomentar e escalar o debate em torno de agendas relevantes na construção de uma sociedade que compreenda, acolha e valorize temas importantes abordados nas obras finalistas. Na PwC, acreditamos na transformação através do investimento e do acesso à cultura e à educação. Iniciativas como essa, conectadas ao nosso propósito e a tudo o que fazemos diariamente, nos aproximam ainda mais do que acreditamos e desejamos como organização”.
Finalistas
A lista de finalistas de 2024 conta com mais de 200 profissionais e inclui 39 longas-metragens brasileiros, 5 longas ibero-americanos, 15 curtas-metragens brasileiros (divididos em 5 de ficção, 5 documentários e 5 animações) e 16 séries (sendo 4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).
Os filmes com o maior número de nomeações são “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias.
Escolhido pelos profissionais do audiovisual associados à Academia Brasileira de Cinema, o Prémio Grande Otelo tem evoluído ao longo dos anos, adaptando-se às transformações do mercado. Este ano, para refletir a diversidade dos formatos narrativos atuais, a Academia introduziu duas novas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção.
Categorias
Há 30 categorias no total, incluindo a de filmes ibero-americanos, com as produções selecionadas pelas academias de cinema dos 13 países membros da FIACINE (Federação Ibero-americana de Cinema).
A categoria de Melhor Longa-Metragem Comédia será decidida unicamente pelo Voto Popular.
Novo site
Este ano, a Academia Brasileira de Cinema introduziu uma nova marca para prestar homenagem a Grande Otelo e lançou um site dedicado ao Prémio, que centraliza todas as informações e detalhes sobre a cerimónia.