Prémio Nacional da Animação 2015_1

Casa da Animação – Associação Cultural promove, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Nacional da Animação (PNA) cuja edição de 2015 tem uma novidade: a criação de uma nova categoria – Filmes de Oficina – que visa reconhecer uma área da animação que está em crescimento e demonstra que a animação é um veículo privilegiado para o desenvolvimento cultural e artístico dos jovens.

Este prémio surge como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da Animação Portuguesa. 

Os filmes poderão concorrer em três categorias: Filmes de Escola, Filmes de Profissionais e Filmes de Oficina e, ao serem nomeados, integrarão a programação da Festa Mundial da Animação 2015.

Todos os filmes nomeados concorrem simultaneamente ao Prémio do Público que é atribuído a nível nacional pelo público presente nas diferentes sessões competitivas promovidas pelos parceiros no país.

O regulamento do PNA 2015 pode ser consultado AQUI e as inscrições deverão ser apresentadas mediante o preenchimento deste formulário online até ao dia 18 de setembro 2015.

 

Vencedores das edições anteriores do Prémio Nacional da Animação:

2014

Prémio do Público e Categoria Profissionais

Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá

Categoria Escolas

Osmose, David Ferreira, João Santos, Margarida Pereira, Pedro Bagina e Rui Silva

 

2013

Categoria Profissionais

Kali, o Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa

Categoria Escolas

4 Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves

Prémio do Público

Alda, de Filipe Fonseca, Luís Cataló, Ana Cardoso e Liliana Sobreiro

Fonte: Casa da Animação