25 de Abril

Prémios Cinema Sétima Arte 2023: “Barbie” e “Aftersun” são os grandes vencedores

Prémios Cinema Sétima Arte 2023 Prémios Cinema Sétima Arte 2023

A onda rosa de “Barbie”, de Greta Gerwig, o filme mais badalado de 2023, foi o mais votado pelos leitores do Cinema Sétima Arte, tornando-se no vencedor do Prémio do Público, da 15.ª edição dos Prémios Cinema Sétima Arte.

O Cinema Sétima Arte considerou votações válidas todos os filmes que tivessem estreado comercialmente nas salas de cinema ou em plataformas de streaming em Portugal, entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023. O filme sobre a histórica e revolucionária boneca dos anos 1960 foi assim o favorito pelo público, com 19% dos votos. Entre os filmes mais votados encontram-se “A visita e um jardim secreto” (11%), “Aftersun” (11%), “Assassinos da Lua das Flores” (8%) e “Fechar os Olhos” (8%).

Recordamos que esta edição dos Prémios Cinema Sétima Arte trouxe algumas novidades no formato e nas regras, tendo passado a incluir 6 categorias, das quais apenas uma (o Prémio do Público) é votada pelos leitores (pela primeira vez com resposta aberta). Os restantes prémios (Melhor Filme do Ano, Melhor Filme Português, Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Interpretação) foram atribuídos pela equipa do Cinema Sétima Arte.

Sem surpresa, o drama íntimo “Aftersun”, que marca a estreia na realização da escocesa Charlotte Wells, foi considerado pela equipa do Cinema Sétima Arte o filme do ano. Protagonizado por Paul Mescal e Frankie Corio, o drama sobre a complexa relação entre um pai e a sua filha, ocupou o primeiro lugar da lista coletiva do site dos melhores filmes de 2023. O filme venceu também na categoria de Melhor Realização.

O díptico da autoria do cineasta João Canijo, “Mal Viver” e “Viver Mal”, que tem como cenário um hotel gerido por uma família,  foi considerado o melhor filme português de 2023. A equipa do Cinema Sétima Arte elegeu também “A Voz das Mulheres”, escrito por Sarah Polley e Miriam Toews, como o melhor argumento e a atriz Cate Blanchett, como a melhor interpretação do ano, pelo seu desempenho no filme biográfico “Tár”, no papel da compositora norte-americana Lydia Tár.

Assim, o Cinema Sétima Arte atribui a “Aftersun” (Reino Unido, 2022) o Prémio de Melhor Filme do Ano, juntando-se ao quadro de vencedores das edições anteriores“Quem Quer Ser Bilionário” (Reino Unido, 2009), “A Rede Social” (EUA, 2010), “Cisne Negro” (EUA, 2011), “Amigos Improváveis” (França, 2012), “Django Libertado” (EUA, 2013) e “Grand Budapest Hotel” (EUA, 2014), “Mad Max: Estrada da Fúria” (EUA, 2015), “Eu, Daniel Blake” (Reino Unido, 2016), “Verão Danado” (Portugal, 2017), “Chama-me Pelo Teu Nome”, de Luca Guadagnino (EUA, 2017), “Parasitas” (Coreia do Sul, 2019), “Retrato da Rapariga em Chamas” (França, 2019), “A Metamorfose dos Pássaros” (Portugal, 2020) e “Drive My Car” (Japão, 2021).

Prémios Cinema Sétima Arte 2023: Vencedores

Prémio do Público
Barbie, de Greta Gerwig

Melhor Filme do Ano
Aftersun, de Charlotte Wells

Melhor Filme Português
Mal Viver/Viver Mal, de João Canijo

Melhor Realização
Charlotte Wells, por Aftersun

Melhor Argumento
A Voz das Mulheres, por Sarah Polley e Miriam Toews

Melhor Interpretação
Cate Blanchett, em Tár

Skip to content