Prémios Sophia 2014: Prémios de Carreira

Academia Portuguesa de Cinema - troféu Sophia_1

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou recentemente os galardoados dos Prémios Sophia de Carreira, uma homenagem pelo especial contributo ao cinema português. Os três nomes a serem galardoados nesta segunda edição são, o realizador José Fonseca e Costa, o diretor de fotografia Eduardo Serra e o produtor e ator Henrique Espírito Santo.

José Fonseca e Costa, assinou obras como “O Recado” (1972), “Kilas, o Mau da Fita” (1980), “A Mulher do Próximo” (1988), “Cinco Dias, Cinco Noites” (1996) e “Viúva Rica Solteira Não Fica” (2006).

Eduardo Serra, começou a sua carreira como director de fotografia em Portugal, em filmes como “O Delfim” (2000). Ganhou notoriedade em Hollywood, em filmes como “Rapariga com Brinco de Pérola” (2003), “Diamante de Sangue” (2006) e “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1 e 2″. Já foi nomeado duas vezes para o Óscar de Melhor Fotografia.

Henrique Espírito Santo, que começou a sua carreira nos anos 60, produziu já filmes de José Fonseca e Costa, António da Cunha Telles, António de Macedo, João César Monteiro e Solveig Nordlund.

 Na primeira edição, em 2013, os laureados foram a atriz Isabel Ruth, o realizador António de Macedo e o produtor António da Cunha Telles.