Purpleboy-Alexandre-Siqueira-2019-1

“Purpleboy”, de Alexandre Siqueira, premiado na Polónia

O filme de animação “Purpleboy”, do realizador português Alexandre Siqueira, venceu o Grande Prémio de um dos mais reputados festivais de cinema de animação do mundo, o Festival Animocje, na Polónia, que decorreu entre 18 a 24 de abril de 2021.

A curta-metragem de animação “Purpleboy” conta já com mais de 20 prémios (nacionais e internacionais) e mais de 150 seleções em festivais por todo o mundo. O filme é uma co-produção entre Portugal (Rodrigo Areias, Bando à Parte), França, Bélgica e distribuída pela agência francesa Je Regarde.

A história aborda a questão da identidade de género e gira em torno de Oscar, uma criança que germina no jardim dos pais, com o corpo a desenvolver-se no subsolo, sem que ninguém conheça o seu sexo biológico, nem o próprio, apesar de saber perfeitamente aquilo que quer ser. Oscar vive uma extraordinária mas dolorosa aventura, num mundo autoritário e opressivo, em busca do reconhecimento pela sua identidade. O realizador inspirou-se em algumas memórias de infância, do seu pai, que foi paraquedista militar e do período sombrio da ditadura militar brasileira.

Purpleboy-Alexandre-Siqueira-2019-2

Desde a sua estreia em julho de 2019 no Festival Curtas de Vila do Conde, onde recebeu o prémio de melhor animação, o filme não tem parado de circular em festivais. Já recebeu diversas distinções, entre as quais a nomeação para os Annie Awards (considerado os “Óscares” da Animação), em Los Angeles, o Grande Prémio no Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, no Brasil, e o Prémio Nacional SPA/Vasco Granja 2020 no Festival Monstra Lisboa.  Também ganhou o Grande Prémio do Festival Anima, em Bruxelas, tornando Purpleboy qualificado para uma das short lists da corrida aos Óscares de 2021.

Em Novembro passado recebeu ainda Menção Honrosa na 8.ª edição do Prémio Nacional da Animação, troféu atribuído pela Casa da Animação no contexto da Festa Mundial da Animação 2020 (Porto) e que visa premiar e homenagear os melhores filmes de animação portugueses.

Skip to content