A Globo Filmes anunciou em suas redes sociais, no dia 21, que está em produção a adaptação cinematográfica do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus.
A obra, considerada um clássico da literatura brasileira, foi escrita por uma das primeiras escritoras negras do país. A realização do filme será de Jeferson De.
Lançada em 1960 e editada pelo jornalista Audálio Dantas, a obra é uma compilação de diários escritos ao longo de cinco anos por uma catadora de lixo que reside na comunidade do Canindé, na zona norte de São Paulo, junto aos seus três filhos.
Com uma narrativa centrada na primeira pessoa e marcadores temporais, incluindo a data e o mês de cada trecho, Carolina Maria de Jesus, por meio de seu livro lançou luz sobre questões como racismo, fome e machismo, que alcançaram visibilidade global.
Tanto é que a obra foi um sucesso de vendas, sendo traduzida para 16 idiomas e comercializada em cerca de 3 milhões de exemplares. Hoje, é considerada um dos clássicos mais renomados da literatura brasileira (leia a obra aqui).
Carolina também lançou mais três livros: “Casa de Alvenaria” (1961), “Pedaços de Fome” (1963) e “Provérbios” (1963). Em 1997, o pesquisador José Carlos Sebe Bom Meihy, autor do crítico “Cinderela Negra”, no qual discute a vida e obra da autora, compilou e apresentou ao público um conjunto de poemas inéditos sob o título de “Antologia Pessoal”.
Contudo, nenhuma dessas obras conseguiu replicar o sucesso de público alcançado por “Quarto de Despejo”.
Jeferson De responsável pela realização do filme, possui experiência em obras como “Doutor Gama”, “M-8: Quando a Morte Socorre a Vida” e “Revolta dos Malês”.
A adaptação baseada em “Quarto de Despejo” ainda não possui uma data prevista para estreia.