Quatro mini-séries sobre a 1ª República Portuguesa, na RTP

Com o aproximar do Centenário da Implantação da República, a RTP criou com várias produtoras exteriores um conjunto de quatro mini-séries de ficção histórica, com acção centrada no início do Século XX e nos acontecimentos revolucionários de 1910. Cada mini-série irá ser transmitida em dois episódios de cinquenta minutos, ou seja, serão oito episódios no total.

 

As quatro mini-séries são: “República”, de Jorge Paixão da Costa e produzida pelas Produções Fictícias; “O Segredo de Miguel Zuzarte”, realizado por Henrique Oliveira; “A Noite do Fim do Mundo”, do mesmo realizador; e “O Segredo da República”, de Tiago Guedes e Frederico Serra.

 

O tele-filme, “República”, tem estreia marcada para os dias 4 e 5 de Outubro de 2010 na RTP1. A acção centra-se nos acontecimentos de 3, 4 e 5 de Outubro de 1910. Desde o rei D. Manuel II até José Relvas ou Machado dos Santos são muitos os protagonistas da história deste período que estarão presentes nesta série que tem acompanhamento científico e histórico do Prof. António Reis. Joaquim de Almeida, Ana Nave, João Lagarto Helena Costa são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.

 

“O Segredo de Miguel Zuzarte” conta com Catarina Avelar, Dinarte Branco, Rosa do Canto; “A Noite do Fim do Mundo” conta com João Tempera, Maria João Abreu, Luís Gaspar e Sofia Duarte Silva; “O Segredo da República” conta com Nuno Lopes, Miguel Guilherme e Diogo Infante.