“Que Mais Posso Querer” – paixão que irrompe

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Qualquer pessoa casada tem pensamentos com outras pessoas. Não é nada sério ou algo para ficar obcecado. Em vez disso, uma fantasia que pode se tornar realidade se a outra pessoa sentir o mesmo por você. Nesse momento você perceberá que está constantemente procurando por ela, mas também ela por você. Qualquer desculpa é boa para conversar um pouco, você está morrendo de vontade de estar cada vez mais perto e começa a idealizar todas as ações dele, como se ele irradiasse uma luz ofuscante. Sim, você está se apaixonando e está com medo.

A vida de Anna (Alba Rohrwacher) tem um sabor de certeza: um casamento, uma casa, um emprego seguro, um almoço em família e um sábado à noite com os amigos. É uma vida marcada pela rotina, uma cadeia ordenada, uma segurança tão inegável quanto ilusória. Um olhar, porém, é suficiente para quebrar o molde: dois corpos conversam entre si, chamam-se, procuram-se e, de repente, todas as certezas se estilhaçam, tais sentimentos ocorrem quando ela conhece o apaixonante Domenico (Pierfrancesco Favino).

Anna e Domenico

Nesse sentido, “Que Mais Posso Querer” é a história de uma atração fora do comum, uma busca por algo diferente, o medo e a necessidade de se questionar. Com um estilo quase documental, Silvio Soldini detalha uma exploração sóbria dos efeitos perturbadores do adultério na vida familiar, retrata a infidelidade, apesar de suas emoções, como quase mais problemas do que vale a pena. Soldini consegue dar vazão e significado os problemas e as contradições de uma geração de quarenta anos confrontada com a ausência de horizontes, num contexto entre o precariado italiano e a pequena burguesia milanesa (que ele conhece muito bem).

À vista disso, o romance torpe e apaixonante de Domenico e Anna é uma rebelião sussurrada que repousa sobre um equilíbrio estável como a vida deles: encontros clandestinos, discussões no telemóvel, mentiras, carícias sufocadas no final do intervalo do almoço, sexo engajado consumido em um quarto barato de motel, promessas impossíveis e ressentimentos latentes.

É, infelizmente, o amor muitas vezes tem a ver com linhas nítidas, limites. As do corpo, em primeiro lugar, que Domenico a ensina a descobrir e amar. Mas, até que ponto o amor é tolerável?. Bem, não existe um manual para entender nossos sentimentos, e a verdade é que se houvesse um que esclarecesse aqueles que se referem ao amor, a vida não seria mais simples.

“Que Mais Posso Querer” mede o custo emocional diário do caso: não apenas para Anna e Domenico, que estão cada vez mais culpados e irritados um com o outro, mas também para familiares, amigos e agregados. O problema de ter sentimentos por outra pessoa é que nossa atitude vai mudando pouco a pouco, não importa o quanto tentemos esconder, e isso resulta em problemas tanto com nosso cônjuge quanto com a pessoa com quem estamos tendo outro relacionamento. Nem sempre somos capazes de nos esconder, tornando-nos mais acostumados mesmo que acreditemos que estamos conseguindo manter ambos. 

O cotidiano

Apesar de toda essa trama shakespeariana, Soldini quis realizar um longa que falasse sobre muitos tipos de amor, não necessariamente apenas a paixão que irrompe entre Domenico e Anna. Tanto que, há também tudo o que eles construíram com suas respectivas famílias, com seus respectivos companheiros. O contexto em que a história se passa e sua relação com suas respectivas vidas é importante.

No longa fica nítido que a vida é passageira e momentos de felicidade devem ser vividos. Podemos escapar, o medo muitas vezes nos atrasa, e coloca obstáculos à nossa frente. Mas ambos os personagens decidem, sem estar cientes das consequências, mas nenhum ser humano está, a lançar-se nesta promessa de felicidade que ambos sentem. Então como isso vai acabar, é secundário. Nesse contexto de incerteza, identificar os desejos e questionar uma vida inteira não é tarefa fácil. Mas também não é aceitar o presente e se adaptar.

A história contada por Soldini certamente não é nova, mas de alguma forma consegue quebrar o molde. Abre perguntas, mas não oferece respostas. Às vezes atrapalha, até. Talvez por seu imediatismo ou talvez por deixar espaço para interpretações nem sempre românticas. Por fim, o amor de Domenico e Anna é um amor que inflama e assusta, porque cria desequilíbrio. É um tipo de amor que nem todos têm a oportunidade de conhecer ao longo da vida. Em uma relação de amor entre duas pessoas, a traição atinge profundamente e tira a capacidade de ler a si mesmo, de dar sentido ao que acontece. É um evento traumático e como todo trauma tem muitas consequências e nuances.

O amor de Domenico e Anna

Em última análise, o olhar de Soldini é um olhar de pesquisa e seu cinema se revela como um sismógrafo de sentimentos, capaz de registrar os tremores perturbadores, bem como os menores solavancos, talvez causados ​​por um ruído fora da tela. Porque fazer o bem a si mesmo, como Anna e Domenico gostariam, sem ferir os outros (o que se gostaria de ficar fora do alcance) é uma das proezas mais difíceis de realizar.

 

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