A 15ª edição do Festival de Cinema Queer Lisboa – festival de cinema LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), que irá decorrer entre o dia 16 a 24 de Setembro, no Cinema São Jorge, integra 48 filmes, dos quais apenas cinco são portugueses e 20 são dos EUA. Transgressão, será o tema central da edição deste ano.

 

O filme de abertura será, “Uivo – Howl”, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, um filme biográfico sobre o escritor Allen Ginsberg (James Franco), que foi uma das mais importantes vozes da comunidade gay dos EUA. O filme de encerramento será “Taxi zum Klo”, do autor alemão Frank Ripploh, um filme de 1980.

 

A 15ª edição conta com 45 filmes (entre longas e curtas-metragens) em competição, sendo que dez competem na secção de Melhor Longa-Metragem e outros dez competem na secção de Melhor Documentário.

 

O Júri desta edição é composto por Albano Jerónimo, Beatriz Batarda e Sam Ashby na Secção Competitiva para a Melhor Longa-Metragem; por Claudia Mauti, Frank Finance-Madureira e Miguel Gonçaves Mendes na Secção Competitiva para o Melhor Documentário.

 

Os convidados são os realizadores, Håkon Liu (Suécia), Hong Khaou (Reino Unido), Pedro Barão (Portugal), Sylvie Cachin (Suíça) e Todd Verow (EUA).

 

Para além do cinema, o festival vai também celebrar outras áreas artísticas como as artes performativas, a instalação e as artes gráficas.

 

Ver site: Queer Lisboa