Queer Lisboa 2011 – “Uivo” abriu festival

Abriu ontem a 15ª edição do do Festival de Cinema Queer Lisboa – festival de cinema LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), que irá decorrer entre até 24 de Setembro, no Cinema São Jorge, integra 48 filmes, dos quais apenas cinco são portugueses e 20 são dos EUA. Transgressão, será o tema central da edição deste ano.

 

Durante a cerimónia de abertura foi apresentado o júri internacional, este ano composto por Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e Sam Ashby, como júris da Secção Competitiva para a Melhor Longa-Metragem, e por Miguel Gonçalves Mendes, Claudia Mauti e Franck Finance-Madureira, como júris da Secção Competitiva para o Melhor Documentário.

 

“Uivo – Howl”, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, um filme biográfico sobre o escritor Allen Ginsberg (James Franco), falecido em 1997, que foi uma das mais importantes vozes da comunidade gay norte-americana e um dos talentos máximos das letras no século passado, foi o filme de abertura desta edição.

 

Passatempo: A MIDAS FILMES e o CINEMA 7ª ARTE têm para oferecer 15 convites duplos para a antestreia em VILA NOVA DE GAIA, no UCI Arrábida, no dia 20 de setembro, pelas 22H. O passatempo termina às 19H de 19 de setembro de 2011. (clique aqui)