O Queer Lisboa e o Queer Porto confirmaram a realização das suas 24.ª e 6.ª edições, respetivamente, de forma presencial, adaptando a sua programação e cumprindo as normas impostas pela DGS, nomeadamente o distanciamento físico.
O Queer Lisboa realiza-se de 18 a 26 de setembro, no Cinema São Jorge, com uma sessão especial na Esplanada da Cinemateca Portuguesa, e o Queer Porto terá lugar no Teatro Rivoli e na “Casa Comum” da Reitoria da Universidade do Porto, de 13 a 17 de outubro.
O festival destaca a secção Queer Focus, que engloba seis programas distintos, cada um deles sob o signo de uma palavra-chave: Cruising, Pele, Memória, Sexo, Corpos e Jogo. “Estes são os motes das presentes edições, evocando expressões, identidades e práticas da cultura queer largamente postas em causa em período de pandemia, e reafirmando a necessidade de reflexão e de se estabelecerem ligações entre o contexto atual e aspetos da história recente da comunidade LGBTI+. Objetivo que se alarga, com sessões e eventos que evocam a história do ativismo LGBTI+, assim como a problemática do VIH/sida nas nossas realidades presentes.”
Os programas do Queer Focus incluem filmes de realizadores como Peter Strickland, Jennifer Reeves e Luther Price, uma performance ao vivo e momentos de conversa e debate, com a presença de, entre outros, André Tecedeiro, Fernanda Eugénio e Karol Radziszewski.
A organização confirmou também, para o Queer Lisboa, a exibição do documentário francês “Race d’Ep!” (1979), de Lionel Soukaz e Guy Hocquenghem, na Esplanada da Cinemateca Portuguesa, um filme sobre a história da homossexualidade moderna até o século XX.
Haverá também a sessão Liberdade, Participação e Ativismo, em parceria com o GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos e o CheckpointLX, e integrada na iniciativa “Lisboa Sem Sida – Fast-Track City”, e que consiste num debate precedido pela exibição da curta-metragem “Thrive” (2019), de Jamie di Spirito. O debate será moderado por Sofia Crisóstomo e João Brito, e terá a participação de Maria José Campos, Paolo Gorgoni, Luma Andrade, Sérgio Vitorino e Pedro Silvério Marques.
A programação completa do Queer Lisboa será revelada no início de setembro e a do Queer Porto no início de outubro.