J Dilla (Foto: Brian Cross)

Questlove produz documentário sobre J Dilla

O músico Questlove vai ser produtor executivo de novo documentário sobre o lendário produtor de hip hop J Dilla. “Dilla Time” será um misto de biografia, musicologia e meditação musical.

Questlove (Associated Press)
Questlove (Foto: Associated Press)

O baterista dos The Roots trabalhará no documentário a par dos herdeiros de James Dewitt Yancey (J Dilla, como era conhecido) e explica que a sua missão é dar a conhecer génios da música e de como Dilla influenciou toda uma geração de músicos. Recorde-se que J Dilla morreu em 2006, aos 32 anos, de uma rara doença de sangue.

“Dilla Time” será baseado no livro campeão de vendas de Dan Charnas, “Dilla Time: The Life and Afterlife of J Dilla, The Hip-Hop Producer Who Reinvented Rhythm” e a realização estará a cargo de Joseph Patel (produtor de “Summer of Soul (…Ou, Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)”) e Darby Wheeler.

A produção executiva é da responsabilidade de Questlove, Zarah Zohlman, Shawn Gee e Tariq Trotter da Two One Five Entertainment, a produtora dos The Roots, Dana O’Keefe e Cinetic Media. A produção está atribuída a Patel, Charnas, e Rodrigo Bascuñán e à Scenario Media.

Questlove  faz parte de um lote bem seleccionado de artistas que trabalhou com J Dilla, a par de Dr. Dre, Pharrell Williams, Kanye West, Common, Q-Tip dos A Tribe Called Quest, Common, e Erykah Badu.

Questlove tem ainda previsto um outro documentário acerca de Sly Stone, ainda sem data de estreia, que contará a história do influente artista, o rei do funk e ícone da moda, que, à altura, quebrou todas as regras da música e mesmo sociais.

Sly Stone (Foto: Searchlight Pictures, Entertainment Pictures, Alamy
Sly Stone (Foto: Searchlight Pictures, Entertainment Pictures, Alamy

Relembre-se que a estreia de Questlove na realização, com “Summer of Soul (…Ou, Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)”, em 2021, valeu-lhe um Óscar para Melhor Documentário e um Grammy para Melhor Banda-Sonora. Venceu ainda o prémio do Grand Jury em Sundance.

Skip to content