O remake de “Vertigo” de Alfred Hitchcock está em desenvolvimento na Paramount Pictures, com Robert Downey Jr. ainda em negociações para se tornar protagonista no papel de John “Scottie” Ferguson, que pertenceu a James Stewart no filme original.
A Paramount Pictures adquiriu os direitos do filme de 1958 e, como foi o estúdio onde o original foi rodado, os Herdeiros de Hitchcock fizeram dele a sua escolha prioritária para trabalhar no remake.
O filme original é uma adaptação de Alec Coppel e Samuel A. Taylor a partir do romance de Boileau-Narcejac, D’entre les morts. Agora, o argumento será da autoria de Steven Knight, o argumentista da série da BBC “Peaky Blinders” e do filme de 2008 “Promessas Perigosas”, de David Cronenberg.
Para Steven Knight, estes têm sido, pois, dias agitados, já que havia sido anunciado ontem que seria o responsável pelo argumento do próximo título da saga “Guerra das Estrelas” para a Disney e Lucasfilm, a ser realizado por Shameen Obaid-Chinoy.
Robert Downey Jr. tem uma carreira longa no cinema, mas, recentemente, são os seus papéis em filmes da Marvel que lhe têm dado destaque, tornando-se um ícone devido ao seu papel como Homem de Ferro/Tony Stark.
“Vertigo“ conta a história de um antigo detetive da polícia que é obrigado a retirar-se depois do trauma sofrido no cumprimento do seu dever, ficando com sequelas que se refletem em medo incapacitante das alturas e vertigens severas.
O polícia é, então, contratado por um amigo para seguir a sua mulher Madeleine (Kim Novak), devido ao seu comportamento errático. Para além de, claro, as interpretações serem inesquecíveis, “Vertigo” é também palco de grandes inovações técnicas, como é o caso do dolly zoom, um efeito produzido diretamente na câmara que distorce a perspetiva para criar desorientação.
A produção do remake estará a cargo da produtora de Downey, Team Downey, que atualmente trabalha na série da HBO “Perry Mason”.