O veterano e multi premiado ator norte-americano Robert de Niro vai homenageado com o prémio SAG Life Achievement Award (Prémio Carreira), atribuído pelo sindicato dos atores norte-americano, durante a cerimónia de entrega dos prémios, no dia 19 de janeiro de 2020, na 26.ª edição dos Screen Actors Guild Awards.

“Robert De Niro é um ator de extraordinária profundidade e capacidade. (…) Os personagens que ele cria cativam nossa imaginação. Do inferno ardente do jovem Vito Corleone ao touro enfurecido Jake Lamotta e ao avô Ben Whittaker, ele continua a tocar os nossos corações e abrir nossas mentes para novos e emocionantes mundos de compreensão e emoção. É um grande privilégio anunciar que a mais alta honra da SAG-AFTRA será atribuída a um dos talentos mais singulares de nossa geração, Robert De Niro.”, disse a presidente da SAG-AFTRA, Gabrielle Carteris.

Robert De Niro disse: “Sou membro deste sindicato há mais de 50 anos. É uma honra receber este prémio da SAG-AFTRA.”

O lendário ator, que atualmente protagoniza “O Irlandês”, da Netflix, e “Joker”, da Warner Bros., é um dos melhores atores americanos ainda vivo e um dos melhores da sua geração. Trabalhou com alguns dos melhores realizadores do mundo como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Michael Mann, Michael Cimino, Bernardo Bertolucci e Sergio Leone. “O Rei da Comédia” (1982), “Era Uma Vez na América” (1984), “O Touro Enraivecido” (1980), “A Missão” (1986), “Taxi Driver” (1976), “O Caçador” (1978), “1990” (1976), “Tudo Bons Rapazes” (1990), e “Casino” (1995), são alguns dos seus melhores filmes.

Ao longo da sua carreira já trabalhou em mais de oitenta filmes, em diferentes géneros de cinema. Recebeu dois Óscares, o de Melhor Ator (“O Touro Enraivecido” (1980)) e de Melhor Ator Secundário (“O Padrinho: Parte II” (1974)); recebeu, também, o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama (“O Touro Enraivecido” (1980)).

Os nomeados para a 26.ª edição dos SAG Awards são revelados no dia 11 de dezembro.