Beginning-San-Sebastian-2020

San Sebastián 2020: Vencedores

A coprodução franco-georgiana “Beginning”, escrito e realizado por Dea Kulumbegashvili, venceu a Concha de Ouro da 68.ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián, que terminou este sábado, 26 de setembro. “Beginning” venceu ainda os prémios de Melhor Realizador, Melhor Atriz e Melhor Argumento.

O filme acompanha uma comunidade das Testemunhas de Jeová que é atacada por um grupo extremista. No meio deste conflito, o mundo familiar de Yana, a esposa do líder da comunidade, desmorona lentamente. O descontentamento interior de Yana cresce enquanto ela luta para dar sentido aos seus desejos.

O Prémio Especial do Júri foi para o documentário “Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan”, de Julien Temple, um filme sobre Shane MacGowan, o músico irlandês, líder da banda britânica The Pogues. O documentário foi produzido por Johnny Depp.

A Concha de Prata de Melhor Ator foi para os quatro protagonistas de “Another Round”, de Thomas Vinterberg, constituído por Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Lars Ranthe.

O filme “A Metamorfose dos Pássaros”, a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos, recebeu o prémio Zabaltegi — Tabakalera. “A Metamorfose dos Pássaros” teve a sua estreia mundial no Festival de Berlim e desde então tem vindo a conquistar vários prémios, como o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius, na Lituânia, e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan.

Concha de Ouro – Melhor Filme
Beginning, de Dea Kulumbegashvili

Prémio Especial do Júri
Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan, de Julien Temple

Concha de Prata – Melhor Realizador
Dea Kulumbegashvili, por Beginning

Concha de Prata – Melhor Atriz
Ia Sukhitashvili, em Beginning

Concha de Prata – Melhor Ator
Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Lars Ranthe, em Another Round, de Thomas Vinterberg

Melhor Argumento
Beginning, de Dea Kulumbegashvili

Melhor Fotografia
Any Crybabies Around?, de Takuma Sat

Prémio Horizontes
Identifying Features, de Fernanda Valadez

Prémio Zabaltegi — Tabakalera
A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos

KUTXABANK – Novos Realizadores
Last Days of Spring, de Isabel Lamberti