Viggo-Mortensen-2020

San Sebastián 2020: Viggo Mortensen vai receber prémio honorário Donostia

A 68.ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián, o mais importante festival de cinema de Espanha, que decorrerá entre 18 e 26 de setembro, vai homenagear o ator norte-americano Viggo Mortensen com o prémio Donostia.

Para além de receber o prémio de reconhecimento pela sua carreira, Mortensen vai também apresentar na Europa a sua estreia na realização com “Falling”, filme que realizou, escreveu e protagonizou e que teve a sua estreia no Festival de Sundance. O filme foi também um dos selecionados para o Festival de Cannes e conta no elenco com o veterano Lance Henriksen. A sua estreia está agendada para o dia 2 de outubro em Espanha.

Com mais de 30 anos de carreira no cinema, Viggo Mortensen participou de cerca de 50 filmes de realizadores conceituados como David Cronenberg, Peter Weir, Jane Campion, Peter Jackson, Gus Van Sant, Brian de Palma, Peter Farrelly e Matt Ross.

“Ele deixou a sua marca em todos eles, não importa qual o género. Ele não fez apenas parte do elenco da trilogia de fantasia ‘O Senhor dos Anéis’, onde interpretou o imortal Aragorn…” foi também nomeado três vezes aos Óscares pelos filmes “Promessas Perigosas” (2007), de David Cronenberg, “Capitão Fantástico” (2016), de Matt Ross, e “Green Book – Um Guia Para a Vida” (2018), de Peter Farrelly.

“Para além de representar, escrever, produzir e realizar, Mortensen também cultiva interesse pelas outras artes, como a pintura, a música, a fotografia e a literatura. Também é o fundador da Perceval Press, uma editora independente especializada em arte, escrita crítica e poesia”, lê-se no comunicado do festival.

A seleção oficial do San Sebastián 2020 deverá ser anunciada em meados de agosto.