São Paulo: MIS celebra os 80 anos de Chico Buarque com programação especial

Programas fixos do museu e eventos inéditos serão temáticos em comemoração ao aniversário de Chico Buarque
image processing20200201 29235 14zddy6 1 image processing20200201 29235 14zddy6 2
Foto: Luis Gente | AFP

No mês de junho assinalamos o aniversário de um dos maiores cantores e compositores da história brasileira, Chico Buarque, que completa oitenta anos no dia 19.

Para celebrar a data, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta a programação especial CHICO 80, que incluirá eventos temáticos ao longo do mês, além dos programas regulares do museu, como Cinematographo, Cine Kids e Estéreo MIS.

Especial CHICO 80

Durante toda a sua carreira, Chico Buarque não apenas criou uma obra vasta, matizada e singular, mas também se destacou como uma figura de resistência, compaixão, ética e consciência social.

A sua música e arte reflectem o seu compromisso em captar as realidades, os sonhos e dilemas do povo brasileiro, deixando um legado perpétuo que, para nossa alegria e para desagrado dos conservadores, perdurará ao longo das gerações.

O especial CHICO 80 reverencia a obra incomparável e ímpar que o cantor, compositor, dramaturgo e escritor brasileiro nos ofereceu ao longo dos seus 60 anos de carreira em diversas frentes.

Confira abaixo a programação relacionada com o cinema:

16 de junho

No dia 16, os fãs de Chico têm duas atrações especiais: a partir das 15h, o Cinematographo apresenta o filme “Ópera do Malandro”. Realizado por Ruy Guerra em 1985, o musical é baseado no espetáculo homónimo escrito por Chico Buarque e dirigido por Luís Antônio Martinez Corrêa em 1978.

O espetáculo, por sua vez, tinha inspiração em “Ópera do mendigo” (1724), de John Gay e Johann Christoph Pepusch, e em “A ópera dos três vinténs” (1928), de Bertold Brecht.

A edição ganha uma banda sonora ao vivo executada pelos músicos Cíntia Gasparetti, Cris Cunha, Tâmara David, Paulo Viel e Eduardo Contrera.

Já a partir das 16h, o CineCiência apresenta o documentário “Raízes do Brasil” (2004), de Nelson Pereira dos Santos, baseado na obra de Sérgio Buarque de Holanda, pai de Chico.

Em sua primeira parte, a que será exibida no MIS, imagens de arquivo se mesclam com o registro de encontros familiares, revelando a personalidade, mas também o horizonte intelectual do autor de “Raízes do Brasil”.

Após a sessão, será realizado um debate, mediado por José Luiz Goldfarb, com o professor Pedro Meira Monteiro, que abordará a atualidade das ideias de Sérgio Buarque de Holanda e a relação que elas guardam com a obra literária de seu filho mais famoso.

27 de junho

No dia 27 de junho, às 19h, a edição de junho do programa mensal Clube do Filme do Livro irá apresentar o filme “Benjamim” (2004), realizado por Monique Gardenberg, adaptação do livro homónimo de Chico lançado em 1995.

A convidada do mês para discutir a obra sob a perspectiva da adaptação é a diretora e argumentista do filme, Monique Gardenberg.

Skip to content