Depois de no passado mês de novembro ter lançado a iniciativa Scope 100 em Portugal, a Cinema BOLD, o mais recente projecto no panorama da distribuição de cinema em Portugal, revelou hoje o vencedor desta primeira edição. Os 100 cinéfilos portugueses que foram seleccionados para participar na iniciativa, tiveram a oportunidade de ver e avaliar 7 filmes europeus, sendo que no final, foi o filme Heartstone a ter recebido a sua preferência.

“Heartstone” (“Hjartasteinn”) é a primeira longa-metragem do realizador islândes Guðmundur Arnar Guðmundsson, que já tinha dado nas vistas com as suas curtas-metragens reveladas em diversos festivais incluindo no Festival de Cinema de Cannes.

O filme teve direito a estreia mundial na prestigiada secção Venice Days do Festival de Cinema de Veneza, fazendo história ao tornar-se o primeiro filme islandês de sempre a integrar o certame, de onde saiu galardoado com o “Queer Lion”.

Desde aí, este tem feito um percurso ímpar por alguns dos mais prestigiados festivais de cinema, tendo sido seleccionado para os Festivais de Cinema de Toronto, Sevilha ou Gent, e premiado em Varsóvia, Chicago, Marraquexe e no CPH PIX. A Cinema BOLD planeia estrear o filme em Portugal em março de 2017.

A Scope 100 é uma iniciativa de âmbito Europeu desenvolvida pela FESTIVAL SCOPE (França) e a GUTEK FILM (Polónia), em colaboração com as distribuidoras AEROFILMS (República Checa), STADTKINO (Áustria), IMAGINE (Bélgica), ARTHAUS (Noruega), CINEFIL CO (Hungria), FOLKETS BIO (Suécia), KINO PASAKA (Lituânia), POTEMKINE (França), e pela primeira vez em Portugal, a BOLD.