© Luís Sustelo

«Sombra», de Bruno Gascon, estreia nas salas de cinema nacionais

Após um circuito internacional de sucesso e de ter esgotado a bilheteira na antestreia, no Cinema São Jorge, ‘Sombra’ de Bruno Gascon chega esta semana aos cinemas portugueses. Promete envolver os espectadores numa história verdadeira de uma mãe que luta por encontrar o seu filho desaparecido.

«Sombra» presta um tributo do realizador às famílias de crianças desaparecidas. O filme de Bruno GasconVazio» (2015) e «Carga» (2019)) revolve em torno da dúvida permanente que assola a existência de pais de crianças desaparecidas.

Sinopse: Em 1998, Isabel tinha a família perfeita até que um dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos desapareceu. A partir desse momento tudo muda. Apesar da cobertura mediática do caso e da existência de um suspeito a justiça falha constantemente e Isabel percebe que somente ela poderá manter viva a busca por Pedro. Passam-se quinze anos e apesar de todos os obstáculos que encontra Isabel vai continuar a fazer de tudo para reencontrar o filho que todos querem que esqueça, mas que ela acredita que ainda está vivo.

O realizador Bruno Gascon refere que “todo o filme é uma homenagem a essas mães e famílias que, entretanto, já viram o filme e se sentiram representadas com justiça e com verdade. Para mim isso era o mais importante e também que as pessoas percebam o que acontece a estas famílias quando as câmaras das reportagens se desligam e ficam sozinhas”. Também Joana Domingues, produtora do filme, acredita que “é um filme que merece mesmo ser visto e que tem uma mensagem forte e muito inspiradora. Acredito que ninguém vai ficar indiferente à história desta mãe.

Bruno Gascon © Luís Sustelo

Para escrever o guião, Gascon conversou com mães que atravessam esta situação, como é o caso de Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, o menino de 11 anos que desapareceu em 1998.

A obra está a ser reconhecida em todo o mundo, tendo sido selecionado para o Raindance Film Festival, onde Bruno Gascon se encontra nomeado ao Prémio de Melhor Realizador e Ana Moreira nomeada para Melhor Performance. ‘Sombra’ estreou a nível mundial no Festival de Cinema de Barcelona – Sant Jordi, onde foi distinguido com o prémio de melhor obra e o galardão ‘Filme- História’. Integrou ainda a secção “Spectrum: Alternatives”, da 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai; apresentou-se no Festival de Cinema Ischia em Itália tendo sido selecionado também para a secção Panorama do Mastercard Off Camera na Polónia e para o festival de cinema francês Les Reflets du Cinéma Ibérique et Latino-Américain.

© Luís Sustelo

‘Sombra´ é protagonizado por Ana Moreira, à frente de um elenco com Miguel Borges, Vítor Norte, Ana Bustorff, Lúcia Moniz, Joana Ribeiro, Ana Cristina Oliveira, Tomás Alves e com a participação de Sara Sampaio, entre outros.

O filme é um dos seleccionados para a Indicação Portuguesa ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2022.

Assista aqui ao trailer.

 

Skip to content