O próximo projeto do realizador Steve McQueen será um documentário baseado no livro “Atlas of an Occupied City. Amsterdam 1940-1945 ”, que terá o título “The Occupied City”.

A obra literária foi escrita pela esposa do cineasta britânico, a historiadora e cineasta holandesa Bianca Stigter, e revela o impacto da Segunda Guerra Mundial na capital da Holanda, Amesterdão.

Este projeto será financiado pelo Netherlands Film Fund, que afirma que “viver em Amesterdão é como viver com espíritos do passado. Parece que existem dois mundos paralelos. O passado está sempre presente.” O montante disponibilizado pelo fundo é de cerca de 800.000€.

The Occupied City” irá marcar a primeira aventura de McQueen numa longa-metragem documental.

Este ano, Steve McQueen voltou à ribalta com o filme “Viúvas”, que ao que tudo indica, será nomeado para os Óscares deste ano, cinco anos depois de “12 Anos Escravo” (2013), vencedor do Óscar de Melhor Filme na cerimónia de 2014.

Durante este intervalo, o cineasta filmou um episódio piloto para a HBO, “Codes of Conduct“, que consistia em seguir um jovem negro, com um passado misterioso, na altura que este se estabelece na alta sociedade de Nova Iorque. O projeto acabou por ser abandonado.

Paralelamente, o realizador está a trabalhar num drama, que será dividido em seis partes, e vai contar histórias acerca da ocupação do Reino Unido na Índia Ocidental, de 1968 até ao início da década de 1980. Este projeto será transmitido pela BBC.