tenet-christopher-nolan-2020-8

“Tenet” vai ser lançado em 4K em DVD, Blu-ray, e em formato digital

O thriller de ficção científica de Chistropher Nolan, estreado a 26 de agosto nas salas de cinema portuguesas, vai ser lançado em 4K UHD em formato digital, em DVD e em Blu-ray a 15 de dezembro.

A Warner Bros. vai lançar “Tenet” nas plaraformas digitais e em VoD (video on demand) depois de ter faturado mais de 347 milhões de dólares nas bilheteiras dos cinemas mundiais em dois meses, o que faz dele o terceiro filme mais rentável de 2020.

No entanto, devido à pandemia da COVID-19, o filme ficou aquém das expectativas nos EUA, arrecadando apenas cerca de 53 milhões de dólares no mercado interno, o que tem ajudado a gerar debates sobre os números, onde é que o resultado da bilheteira pode ter sido considerado decepcionante.

Nolan comentou recentemente sobre o desempenho do filme: “A Warner Bros. lançou ‘Tenet ’e estou emocionado por ter arrecadado quase 350 milhões de dólares.”. No entanto, Nolan demonstrou preocupação ao considerar que os números estão a ser interpretados de forma errada, servindo como pretexto para que os estúdios não lancem os seus filmes durante a pandemia: “Estou preocupado que os estúdios estejam a tirar conclusões erradas do nosso lançamento – que em vês de olharem para onde o filme funcionou bem e como isso pode fornecer uma receita necessária, eles estão a olhar para onde o filme não correspondeu às expectativas pré-COVID e vão começar a usar isso como uma desculpa em vês de entrarem no jogo e adaptarem-se – ou reconstruir o negócio”.

“A longo prazo ir ao cinema faz parte da vida, como os restaurantes e outras coisas. Mas, agora, toda a gente tem de se adaptar a uma nova realidade”, conclui Nolan.

Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), mais de 147 mil portugueses já foram aos cinemas ver “Tenet”, ocupando assim o quarto lugar no ranking dos filmes mais vistos de 2020 até ao momento.

Vai ser lançado uma edição especial em 4K UHD e Blu-ray que vai trazer vários conteudos extra, como o “The Making of Tenet”, que durante uma hora explica toda a produção do filme contada pelo elenco e equipa.

Em “Tenet”, John David Washington assume o papel principal nesta viagem de inversão no tempo, ao penumbroso mundo da espionagem internacional, numa luta pela sobrevivência do planeta, com o objetivo de tentar evitar a 3.ª Guerra Mundial e salvar a humanidade.

O elenco também inclui Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh, Dimple Kapadia, Clémence Poésy Michael Caine.