“The Beatles”: Sam Mendes realizará quatro filmes, cada um centrado em um membro da banda icónica

beatles new song 1 beatles new song 2
© APPLE CORPS LTD

Os amantes de uma das bandas mais famosas do mundo, The Beatles, estão em festa com a sequência de lançamentos que celebram a história e o legado do grupo. Em novembro de 2023, a canção inédita “Now and Then” emocionou os fãs com uma melodia nostálgica e letra que remete aos primórdios da banda.

E as novidades não param por aí: quatro cinebiografias, realizadas pelo aclamado realizador Sam Mendes, vencedor do Óscar por “Beleza Americana” (2000), estão em produção e prometem levar a história dos Beatles para o grande ecrã de forma grandiosa e imersiva.

A confirmação dos novos filmes, que terão como foco individual Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, foi feita por Mendes a Mike Fleming do Deadline, nesta terça-feira, 20.

 

 “Fomos a Los Angeles pouco antes do Natal para apresentar o projeto. É justo dizer que fomos recebidos com entusiasmo por todos”, disse o realizador.

 

A Sony Pictures Entertainment foi escolhida para distribuir as produções.

Nenhum argumentista ou elenco foi anunciado ainda.

Dinâmica dos filmes

A jornada dos Beatles será contada em quatro filmes distintos, cada um narrando a história sob a ótica de um dos integrantes: Paul, Ringo, John e George.

Através de suas perspectivas únicas, acompanharemos a ascensão meteórica da banda, os desafios da fama, a evolução musical e os conflitos que culminaram na separação em 1970.

Esta é a primeira vez que Paul McCartney e Ringo Starr, juntamente com as famílias de John Lennon e George Harrison, concedem os direitos autorais para um projeto cinematográfico desta magnitude.

O quarteto no cinema

Dezenas de documentários já foram lançados sobre os Beatles, desde filmes biográficos como “The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years” (2016), de Ron Howard, que foca nos anos de turnê da banda, até “Get Back” (2021), o aclamado filme de oito horas em três partes realizado por Peter Jackson, que oferece uma visão íntima das sessões de gravação do álbum “Let It Be”.

 

Cerca de 18 cinebiografias já chegaram às telas grandes e pequenas, explorando diferentes aspectos da história dos Beatles.

Entre as mais aclamadas estão “Backbeat” (1994), de Iain Softley, que foca no ex-guitarrista Stuart Sutcliffe.

 

E “Nowhere Boy” (2009), de Sam Taylor-Johnson, que retrata a adolescência de John Lennon.

 

Além de documentários e cinebiografias, a história dos Beatles também foi contada em minisséries, filmes de ficção como “Across the Universe” (2007), de Julie Taymor, que retrata os anos 1960 com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles.

 

“Yesterday” (2009), de Danny Boyle, que foca na história de um músico que após um acidente se torna a única pessoa que se lembra dos Beatles.

 

E até mesmo animações, como o clássico “Yellow Submarine” (1968), de George Dunning.

 

Lançamento

A Sony Pictures Entertainment, responsável pela produção da série de filmes biográficos sobre os Beatles, ainda não divulgou as datas oficiais de lançamento.

As informações sobre a cronograma serão reveladas mais próximas das estreias, mas a empresa já confirmou que todos os filmes serão lançados no mesmo ano, 2027.

Skip to content