Foi hoje revelado o filme vencedor da 2ª edição da iniciativa SCOPE 100 em Portugal, onde participaram 100 cinéfilos portugueses, que elegeram “The Other Side of Everything”, de Mila Turajlic, como o grande vencedor.

“The Other Side of Everything” (“Druga Strana Svega”) é um filme surpreendente, onde através da porta trancada do apartamento da sua mãe em Belgrado, a realizadora sérvia Mila Turajlic nos revela a história da sua própria família e a tumultuosa herança política do seu país.

Um dos documentários europeus mais aclamados de 2017, o filme esteve na selecção oficial do Festival de Cinema de Toronto e foi o vencedor do grande prémio do IDFA (International Documentary Film Festival Amsterdam), considerado um dos maiores e mais conceituados certames de cinema documental do mundo. Esta é a segunda longa-metragem da jovem realizadora, que se estreou internacionalmente com o documentário “Cinema Komunisto” (2010).

A CinemaBOLD irá agora trabalhar em conjunto com a comunidade de cinéfilos que participaram na escolha deste filme de forma a preparar a sua estreia em Portugal.

A SCOPE 100 é uma iniciativa de âmbito Europeu apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia e foi desenvolvida pela FESTIVAL SCOPE (França) e a GUTEK FILM (Polónia), em colaboração com as distribuidoras AEROFILMS (República Checa), ARTHAUS (Noruega), CINEFIL CO (Hungria), FOLKETS BIO (Suécia), KINO PASAKA (Lituânia), POTEMKINE (França), e em Portugal a ALAMBIQUE/Cinema BOLD.

Na 1ª edição da SCOPE 100 o vencedor foi o filme “Heartstone“ do realizador islândes Guðmundur Arnar Guðmundsson.

 

Fonte: SCOPE 100