Foi esta semana divulgado o primeiro trailer oficial do novo filme dos estúdios Ghibli, “The Red Turtle” (“A Tartaruga Vermelha”), que vai estrear esta semana na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes.
O filme é realizado pelo holandês Michael Dudok de Wit e embora seja produzido na Europa em parceria com a distribuidora francesa Wild Bunch, é coproduzido pela Studio Ghibli, sob a supervisão de Isao Takahata, que é o produtor artístico do filme.
A história do filme, que por sua vez é contada sem diálogo, é sobre um homem que tenta escapar de uma ilha deserta construindo assim uma jangada. No entanto, este plano é sempre interrompido pela tartaruga vermelha que se opõe no caminho do homem. Segundo Dudok de Wit, este espera que o filme “mostre um profundo respeito pela natureza, incluindo a natureza humana, e que transmita uma sensação de paz e de admiração pela imensidão da vida”. Estes são normalmente os temas que atraem os estúdios Ghibli, temas ambientais, a confronto entre a Natureza e o Homem. O argumento foi escrito por Dudok de Wit e Pascale Ferran.
As primeiras imagens do filme demonstram que “The Red Turtle” será um belíssimo filme, com um espirito de aventura e de liberdade. A sua estreia nas salas de cinema francesas está agendada para 29 de junho de 2016 e no Japão será em setembro.